Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2935
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDexheimer, Elenice Geraldo-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEntre ser, ter e sonhar : ensaiando concepções de escola e educação com tecnologias móveis.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGustsack, Felipe-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractEl mundo de hoy requiere una educación que integre mejor el conocimiento sensorial – que está configurado en el cuerpo –, emocional, intelectual y ético. Una educación que invierte en el camino de las invenciones, conexiones inesperadas, cruces, búsqueda no lineal, que va más allá del límite de lo predecible, lo ya aceptado y conocido de antemano. Así, los profesores, en todos los niveles de la educación, han tenido el desafío de adoptar metodologías innovadoras y recursos de aprendizaje compatibles con los nuevos tiempos. Creo, como autores que alimentan mis estudios, que las tecnologías digitales pueden contribuir a las emergencias de procesos interactivos, reflexivos, creativos y colaborativos, actuando como inductores de prácticas pedagógicas dinámicas, integrativas y complejas que nos desafían hacia un aprendizaje ubicuo. Por lo tanto, una educación mediada por dispositivos móviles debe ser considerada y este es el foco de estudio de esta tesis. El objetivo es reflexionar sobre la implicación de las Tecnologías Móviles en los procesos de enseñanza del aprendizaje en la Educación Básica. Para una mejor comprensión del tema, utilicé la investigación calificativa para traer información diferente del contexto empírico y más tarde busqué la profundización teórica en varias fuentes bibliográficas, tratando de conocer los temas que se presentaron durante la investigación, en el día a día en las escuelas y en la propia investigación bibliográfica. Concluyo que no es sólo un sueño que esta búsqueda de imaginar y discutir las posibilidades de un aprendizaje que se una al modelo actual, a veces en el entorno escolar, a veces fuera de él. Además, escuchar y reflexionar con "nativos digitales" (estudiantes) y con "inmigrantes digitales" (profesores, padres y gerentes) sobre la educación mediada por Mobile Technologies me ha llevado a la convicción de que he aprendido mucho y que sé poco, pero también que tengo razón en defender que se necesita unidad, diálogo, lucha, sueño, utopía, persistencia y mucha resiliencia para actuar y pensar en esa educación que realmente queremos y soñar.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem ativapt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2935-
dc.date.accessioned2020-12-18T12:21:25Z-
dc.date.available2020-12-18T12:21:25Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO mundo hoje requer uma educação que integre melhor o conhecimento sensorial - que se configura no corpo -, emocional, intelectual e ético. Uma educação que invista no caminho das invenções, das conexões inesperadas, das junções, da busca não linear, que ultrapasse o limite do previsível, do já aceito e conhecido de antemão. Assim, os professores, em todos os níveis de ensino, têm sido desafiados a adotar metodologias inovadoras e recursos de aprendizagem compatíveis com os novos tempos. Acredito, como os autores que alimentam meus estudos, que as tecnologias digitais podem contribuir para as emergências de processos interativos, reflexivos, criativos e colaborativos, atuando como indutoras de práticas pedagógicas dinâmicas, integradoras e complexas que nos desafiam rumo a uma aprendizagem ubíqua. Sendo assim, uma educação mediada por dispositivos móveis precisa ser considerada e esse é o foco de estudo desta dissertação. O objetivo é refletir sobre o envolvimento de Tecnologias Móveis nos processos de ensino aprendizagem na Educação Básica. Para uma melhor compreensão do tema utilizei-me de pesquisa qualiquantitativa para trazer informações diversas do contexto empírico e posteriormente busquei aprofundamento teórico em várias fontes bibliográficas, procurando conhecer as questões que se apresentaram no decorrer da pesquisa, no dia-a-dia nas escolas e na própria investigação bibliográfica. Concluo que não é apenas um sonho essa busca por vislumbrar e discutir as possibilidades de uma aprendizagem que se une ao atual modelo, ora no ambiente escolar, ora fora dele. Além disso, ouvir e refletir com os "nativos digitais" (estudantes) e com os "imigrantes digitais" (professores, pais e gestores) a respeito da educação mediada por Tecnologias Móveis levou-me à convicção de que aprendi muito e de que pouco sei, mas também de que estou certa ao defender que é preciso união, diálogo, luta, sonho, utopia, persistência e muita resiliência para atuarmos e pensarmos naquela educação que realmente queremos e sonhamos.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elenice Geraldo Dexheimer.pdf2.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons