Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/293
Autor(es): Frey, Irineu Afonso
Título: Sistema de gerenciamento da responsabilidade social empresarial por meio de indicadores.
Data do documento: 2005
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o gerenciamento da responsabilidade social empresarial, no qual desenvolveu-se um modelo de Sistema de Gerenciamento da Responsabilidade Social Empresarial SIGRESE com a utilização de indicadores. Buscou-se no referencial teórico conceitos e entendimentos sobre a responsabilidade social empresarial nos seus mais diversos aspectos, envolvendo a evolução, conceitos e alicerces da esponsabilidade social empresarial, cidadania e sustentabilidade empresarial, Balanço Social, indutores e indicadores de responsabilidade social, posicionamento estratégico e a responsabilidade social empresarial como um ativo intangível da empresa. Na seqüência, detalha-se o Balanced Scorecard de Kaplan e Norton em suas quatro perspectivas: a financeira, a do cliente, a dos processos internos e a do aprendizado e crescimento, relacionando-as com a responsabilidade social empresarial. Para avaliar a adequacidade dos indicadores e respectivas métricas, indica-se a aplicação dos dez testes da Performance Prism. A responsabilidade social empresarial é, assim analisada na ótica das quatro perspectivas do Balanced Scorecard. A principal característica do modelo é a inserção da responsabilidade social empresarial às estratégias da empresa, fazendo com que as ações sociais estejam alinhadas às crenças e valores da empresa. Como ações sociais que caracterizam a empresa socialmente responsável, foram sistematizados na elaboração do modelo os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, Indicadores de Hopkins, Indicadores da Lei estadual n. 11.440/00 e os Indicadores do Balanço Social modelo IBASE. O modelo SIGRESE utiliza a metodologia do Balanced Scorecard no seu processo de implantação, partindo da missão, passando pelo posicionamento estratégico, estabelecimento da estratégia de atuação social e pela sugestão de indicadores e respectivas métricas, integrando as ações sociais às demais questões críticas e estratégicas da empresa. O modelo foi aplicado parcialmente na DIMON do Brasil, mostrando-se adequado, com pequenos ajustes.
Resumo em outro idioma: The subject of the present work is the Management of Enterprise Social Responsibility System, in which a model of Management of Enterprise Social Responsibility System – SIGRESE, was developed according to the Scorecard Balanced concepts. Concepts and understandings have been searched in the theoretical reference on the enterprise social responsibility in its several aspects, involving the evolution, concepts and basis of the enterprise social responsibility, citizenship and enterprise support, social balance, inductors and indicators of social responsibility, strategic attitude and the enterprise social responsibility as an intangible asset. In the sequence, the Scorecard Balanced of Kaplan and Norton have been detailed in four perspectives: financial, the client, internal processes e learning and improvement, related to the enterprise social responsibility. In order to evaluate the adjustment of the indicators and respective metrics, it has been indicated the application of the ten tests of Performance Prism. The enterprise social responsibility is, this way, analyzed in four perspectives of the Balanced Scorecard. The main characteristic of the model is the introduction of enterprise social responsibility into the company strategies, aligning the social actions to beliefs and values of the company. As social actions that characterize the company socially responsible, the Ethos Indicators of Social Responsibility, the Hopkins Indicators, the State Law nr. 11.440/000 and the Social Balance indicators – model IBASE were systematized. The model SIGRESE takes the methodology of the Balanced Scorecard in its process of implementation, starting in the mission, followed by the strategic attitude, establishment of social action strategy and by the suggestion of indicators and respective metrics, integrating the social actions to the other critical and strategic questions of the company. The model was partially applied at Dimon do Brasil, indicating as adequate, with some adjustments.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Responsabilidade social da empresa - Administração
Indicadores sociais
Orientador(es): Bornia, Antonio Cezar
Coorientador(es): Schmidt, Paulo
Aparece nas coleções:Programas de Pós-Graduação em Outras Instituições

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