Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2945
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dc.contributor.authorSouza, Alexandre Kirst de-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUm mito (pós)moderno? Estudo sobre as personagens de Star Wars.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGuimarães, Rafael Eisinger-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to demonstrate how the deconstruction of binary oppositions in relation to the characters can contribute to an idea of post-modern myth of Star Wars. As specific objectives, we propose to understand the main ideas of post-structuralism, especially the concept of deconstruction; to identify the structural relationships existing in the first two trilogies of the saga (1977-1983 and 1999-2005); to analyze how the characters are constructed in the narrative; and, finally, to reveal, through the deconstruction strategy, the binary oppositions in relation to the characters of the new films (2015-2019). For that, we will bring to the post-structuralist discussion names like Jonathan Culler (1997), Terry Eagleton (2003) and James Williams (2013), in addition we will present some concepts of prominent philosophers of this theoretical matrix, such as Michel Foucault (2014), Gilles Deleuze and Félix Guattari (2011). However, our greatest consideration will be with Jacques Derrida and his thought described as deconstruction. In our reflection on the transition we proposed, we add that the modern myth is of origin; the postmodern, of language. While the first is guided by founding narratives and is based on the monomyth, by Joseph Campbell (2007), the second recognizes a delegitimization of these metanarrative, as Jean-François Lyotard (2009) writes, understanding identity as something constructed much more historically than biologically, according to Stuart Hall (2006). Thus, Luke's journeys, in Episodes IV, V and VI, and Anakin's, in Episodes I, II and III, develop under the hero's journey, a structure largely guided by well-defined oppositions, with emphasis on light/shadow. For us, however, in Episodes VII, VIII and IX, through the characters Leia Organa, Luke Skywalker, Ben Solo/ Kylo Ren and Rey there is the delegitimization of this canonical metanarrative of the saga, through a break with the precepts of the monomyth.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherStar Warspt_BR
dc.subject.otherMito na literaturapt_BR
dc.subject.otherPersonagens e característicaspt_BR
dc.subject.otherNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherPós-estruturalismopt_BR
dc.subject.otherPós-modernismopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2945-
dc.date.accessioned2021-01-06T12:09:13Z-
dc.date.available2021-01-06T12:09:13Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral demonstrar de que forma a desconstrução das oposições binárias em relação às personagens pode contribuir para uma ideia de mito pósmoderno de Star Wars. Como objetivos específicos, propomos compreender as principais ideias do pós-estruturalismo, em especial o conceito da desconstrução; identificar as relações estruturais existentes nas duas primeiras trilogias da saga (1977-1983 e 1999-2005); analisar como as personagens são construídas na narrativa; e, por fim, revelar criticamente, por meio da estratégia da desconstrução, as oposições binárias em relação às personagens dos novos filmes (2015-2019). Para tanto, traremos à discussão pós-estruturalista nomes como Jonathan Culler (1997), Terry Eagleton (2003) e James Williams (2013), além de apresentarmos alguns conceitos de filósofos proeminentes dessa matriz teórica, como Michel Foucault (2014), Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011). Entretanto, nossa maior ponderação incidirá sobre Jacques Derrida e seu pensamento descrito como desconstrução. Em nossa reflexão sobre a transição aqui proposta, suplementamos que o mito moderno é de origem; já o pós-moderno, de linguagem. Enquanto o primeiro pauta-se por narrativas fundantes e baseia-se no monomito, de Joseph Campbell (2007), o segundo reconhece uma deslegitimação desses metarrelatos, como escreve Jean-François Lyotard (2009), compreendendo a identidade como algo construído muito mais historicamente do que biologicamente, conforme Stuart Hall (2006). Dessa forma, as jornadas de Luke, nos episódios IV, V e VI, e de Anakin, nos episódios I, II e III, desenvolvem-se sob a jornada do herói, uma estrutura bastante pautada por oposições bem delimitadas, destacando-se a relação luz/sombra. Para nós, no entanto, nos episódios VII, VIII e IX, através das personagens Leia Organa, Luke Skywalker, Ben Solo/ Kylo Ren e Rey há a deslegitimação desse metarrelato canônico da saga, através de uma ruptura com os preceitos do monomito.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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