Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWegner, Alexandre-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleSaberes matemáticos produzidos na construção de casas.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Cláudio José de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis thesis problematizes mathematics productions of knowledges in artesian practices in a group of construction workers in house buildings in the city of Sinimbu, RS. Under the Mathematics Education‟s lenses, I performed the analysis of talking with the work of the subjects of the research, four construction workers chosen according to their profile similarities. The theorical foundation is based on two concepts, Ethnomathematics according to D‟Ambrosio and Artesian Practices according to Larrosa and Sennett. The data production happened by the Discursive Textual Analyze (ATD, acronym in Portuguese) of Moraes and Galiazzi, starting by the camp diary, houses photographies and talking recordings. From this process, three emerging final categories were generated, which contemplate the purpose of the research, synthesized in: imaginations, hand techniques and social approximation. As a consequence, I can reason in my thesis: the social approximation allow to increase the work possibilities, which are necessary characteristics to imagination. In this way, the imagination and the hands reach different ways to make social approximation possible. This ways don‟t finish my enterprises, but allow the opening of new trajectories, in research and performance.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEtnomatemáticapt_BR
dc.subject.otherArtesãospt_BR
dc.subject.otherModelos matemáticospt_BR
dc.subject.otherArquitetura - Projetos e plantas - Sinimbu (RS)pt_BR
dc.subject.otherHabitações - Projetos e construção - Sinimbu (RS)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2946-
dc.date.accessioned2021-01-06T12:57:32Z-
dc.date.available2021-01-06T12:57:32Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta tese problematiza a produção de saberes matemáticos em práticas artesãs de um grupo de pedreiros na construção de casas no município de Sinimbu, RS. Sob as lentes da Educação Matemática, realizei a análise das conversas com o trabalho dos sujeitos da pesquisa, quatro pedreiros escolhidos de acordo com a similaridade de perfis. A fundamentação teórica está alicerçada em dois conceitos, Etnomatemática consoante D'Ambrosio e Práticas Artesãs segundo Larrosa e Sennett. A produção dos dados ocorreu pela metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi a partir do diário de campo, fotografias das casas e gravação das conversas. Deste processo foram geradas três categorias finais emergentes, que contemplam o propósito da pesquisa, sintetizadas em: imaginação, técnica das mãos e aproximações sociais. Por consequência, posso argumentar em minha tese: as aproximações sociais permitem aumentar as possibilidades de trabalho, características necessárias para a imaginação. Dessa forma, a imaginação e as mãos alcançam diferentes formas de viabilizar as aproximações sociais. Caminhos estes que não finalizam meus empreendimentos, e sim, permitem a abertura de novas trajetórias, tanto de pesquisa como de atuação.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandre Wegner.pdf10.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons