Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2949
Autor(es): Araujo Júnior, Edson Modesto de
Título: Consumo de experiência turístico-religiosa na construção de territorialidades na Terra Santa.
Data do documento: 2020
Resumo: Configurada como um dos principais locais de visitação do planeta, a Terra Santa é um espaço sagrado para as três maiores religiões monoteístas do mundo: Islamismo, Judaísmo e Cristianismo. Palco de contradições e conflitos, a Terra Santa é também um território rico em múltiplas territorialidades. O crescente avanço do consumo religioso vem contribuindo para o aumento de peregrinações e visitas aos santuários na busca de respostas aos anseios humanos, movimentando, ao mesmo tempo, o nicho do turismo religioso. Tal avanço, em certa medida, colabora para o consumo moral da fé por meio de símbolos religiosos e atos virtuosos em viagens promovidas (em sua maioria) pelas agências de turismo especializadas, com a promessa de oferecer uma "nova experiência real com Deus". A partir das ferramentas estratégicas de mercado, as agências promovem o que se denominou "consumo de experiência religiosa", ou seja, uma nova modalidade de consumo tanto da perspectiva do marketing quanto na do turista. Uma experiência religiosa ou turística depende do constructo religioso do indivíduo. Nesse sentido, a pergunta-problema é como se dá o consumo de experiência turístico-religiosa na construção de territorialidades provisórias e a sobreposição dos territórios na Terra Santa? Assim, o objetivo central está em compreender o consumo dessas experiências na construção de territorialidades temporárias (HAESBAERT, 2005) estabelecidas, porém, oriundas de territorialidades provisórias, e como o território da Terra Santa se sobrepõe a outros territórios construídos naquele espaço. Investiga-se a natureza dessas experiências e a forma como o espaço é consumido, gerando certa sobreposição de territórios, deslocamentos e apropriações. Escolheu-se como objeto empírico deste estudo a Terra Santa por ser um roteiro religioso de maior visitação cristã no mundo com aproximadamente um bilhão de pessoas por ano que representam essa faceta do consumo. A partir dos anos 2000, o marketing tem reconhecido que a experiência tem sido ofertada como um produto e não a apenas como consequência do consumo (BAUMAN, 2008). Assim, são discutidos em profundidade os conceitos de consumo de experiência e experiência de consumo, bem como o que gera a sobreposição de territórios e territorialidades provisórias dos turistas que se apropriam temporariamente de um território. A metodologia adotada parte da tríade fenomenológica de Ponty (1994), que seja sensação, percepção e reflexão, como paradigma científico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que se vale da técnica de entrevistas e uma observação de caráter antropológico. Os resultados encontrados levam às unidades de identificação territoriais, como a apropriação temporária de significação do território a partir do compartilhamento de valores culturais, econômicos e simbólicos. A pesquisa também valida à contribuição de Pine II e Gilmore (1998) na relação do consumo de experiência religiosa na Terra Santa, configurando-se uma nova forma de vivenciar o contexto religioso. Dentre as conclusões, cita-se a questão da territorialidade provisória e o que isso significa em uma pesquisa em Desenvolvimento Regional que explora um dado território e suas sobreposições. Inclusive ao que remete à territorialidade provisória e as unidades territoriais de significação.
Resumo em outro idioma: Configured as one of the world's main places to visit, the Holy Land is a sacred space for the world's three major monotheistic religions, Islam, Judaism and Christianity. Stage of contradictions and conflicts, the Holy Land is also a territory rich in multiple territorialities. The growing advance of religious consumption has contributed to an increase in pilgrimages and visits to shrines in search of answers to human desires, at the same time moving the niche of religious tourism. This advance, to a certain extent, contributes to the moral consumption of the faith through religious symbols and virtuous acts in trips promoted (mostly) by specialized tourism agencies, with the promise of offering a "new real experience with God". Using strategic market tools, the agencies promote what has been called "religious experience consumption, that is, a new mode of consumption, both from the marketing and tourist perspectives. A religious or tourist experience that depends on the religious construct of the individual. In this sense, the problem question is how to consume the tourist-religious experience in the construction of provisional territorialities and the superposition of territories in the Holy Land. Thus the central objective is to understand the consumption of these experiences in the construction of established temporary territorialities (HAESBAERT, 2005), from provisory territorialities, and how the territory of the Holy Land overlaps with other territories built in that space. We investigate the nature of these experiences and how space is consumed generating certain overlapping territories, displacements and appropriations. The Holy Land was chosen as the empirical object of this study because it is a religious itinerary of greater Christian visitation in the world, with approximately one billion people per year who represent this aspect of consumption. Since 2000 (BAUMAN, 2008), marketing has recognized that the experience has been offered as a product and not only as a consequence of consumption. Thus, the concept of experience consumption and experience consumption are discussed in depth and generate overlapping territories and provisional territorialities of tourists who temporarily appropriate a territory. The methodology adopted starts from the phenomenological triad of Ponty (1994), which are sensation, perception and reflection, as a scientific paradigm. It is a bibliographic and documental research that uses the technique of interviews and an anthropological observation. The results found lead to territorial identification units that are the temporary appropriation of meaning of the territory, from the sharing of its cultural, economic and symbolic values. The research also validates the contribution of Pine II and Gilmore (1998) in the relation of the consumption of religious experience in the Holy Land, configuring a new way of living the religious. Among the conclusions are: the question of provisional territorialities and what this means in a research on Regional Development that explores a given territory and its overlaps. Even to what refers the provisional territoriality and the territorial units of meaning.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Desenvolvimento regional
Cultura
Turismo
Territorialidade humana
Peregrinos e peregrinações
Jerusalém
Orientador(es): Felippi, Ângela,
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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