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dc.contributor.authorHirsch, Patrícia-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnálise do estresse, ansiedade e depressão em professores de uma universidade comunitária do RS.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorBullé, Danielly Joani-
dc.contributor.advisorcoRenner, Jane Dagmar Pollo-
dc.degree.departmentCurso de Biomedicinapt_BR
dc.description.abstractStress, anxiety and depression are factors that affect a large number of people, and can cause several health problems, influencing personal and professional well-being. Higher education teachers may experience stress, anxiety and depression through exposure to triggering sources. Thus, the aim of this research was to analyze the prevalence of stress, anxiety and depression in higher education teachers at the University of Santa Cruz do Sul. The methodology was characterized by a cross-sectional study, with the Anxiety, Depression and Stress Scale (EADS-21), sent to the e-mail of teachers from different areas of knowledge. The study obtained a sample with a predominance of females (60%), with an average age of 50 years and 68% of the participants are married. Among the participants, 50% have a doctorate and 46% have worked for more than 20 years in teaching. On the DASS-21 scale, 24% had mild to extremely severe stress, 22% had mild to extremely severe levels of anxiety and 24% had mild to extremely severe levels of depression. It was concluded that the levels of stress, anxiety and depression became evident in a quarter of the participants.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEstressept_BR
dc.subject.otherProfessores universitários - Estresse ocupacionalpt_BR
dc.subject.otherAnsiedadept_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2971-
dc.date.accessioned2021-01-22T14:08:59Z-
dc.date.available2021-01-22T14:08:59Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO estresse, ansiedade e depressão são fatores que acometem um número elevado de pessoas, podendo causar diversos problemas de saúde, influenciando no bem estar pessoal e profissional. Os docentes do ensino superior podem apresentar estresse, ansiedade e depressão através da exposição a fontes desencadeantes. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi analisar a prevalência de estresse, ansiedade e depressão em professores de ensino superior da Universidade de Santa Cruz do Sul. A metodologia foi caracterizada por um estudo transversal, sendo realizada a Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse (EADS-21), encaminhada para o e-mail dos docentes de diferentes áreas do conhecimento. O estudo obteve uma amostra com predominância do sexo feminino (60%), com a idade média de 50 anos e 68% dos participantes são casados. Dentre os participantes, 50% possuem doutorado e 46% já atuam a mais de 20 anos na docência. Na escala DASS-21, 24% apresentavam o estresse de forma suave a extremamente severa, 22% apresentaram ansiedade nos níveis de suave a extremamente severa e 24% apresentavam depressão nos níveis de suave a extremamente severa. Concluiu-se que os níveis de estresse, ansiedade e depressão se tornaram evidentes em um quarto dos participantes.pt_BR
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