Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2976
Autor(es): Lersch, Henrique Silveira
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Título: Adoção de comércio eletrônico via marketplace : um estudo realizado em micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul.
Data do documento: 2020
Resumo: No mundo contemporâneo em que o tempo é cada vez mais escasso para a maioria das pessoas, a internet proporciona um novo formato de comércio. Ao utilizar o e-commerce, os consumidores podem efetuar compras 24 horas por dia, sete dias por semana, e encontrar, uma variedade muito grande de produtos e informações sobre os produtos que buscam (GIULIANI, 2014). Desde o início da segunda década dos anos 2000, uma nova maneira de comércio iniciou sua consolidação, o e-commerce. Essa expressão é originária da língua inglesa, significa comércio eletrônico e é definida pelo Sebrae Nacional (2013) como a atividade mercantil responsável por estabelecer a conexão eletrônica entre a empresa e o cliente para a venda de produtos ou serviços. De acordo com Ward (1999), uma das mudanças revolucionárias proporcionadas pelo avanço substancial da tecnologia das comunicações é o novo modelo de negócios associados ao comércio eletrônico. Ainda segundo o autor, os empreendimentos eletrônicos estão modificando a maneira de viver, trabalhar e de competir. Para grande parte das empresas, no século XXI, uma das decisões a serem tomadas não é mais se devem adotar o meio de comércio eletrônico, mas, sim, o quão agressivamente devem se orientar por essa estratégia. Wilder (1999) também afirmava que os negócios eletrônicos não eram mais uma alternativa e, sim, um imperativo. Inúmeros fatores auxiliaram para a consolidação desta forma de venda e, entre os principais, é imprescindível destacar o aumento do número de pessoas com acesso à internet, assim como o aumento dos usuários de smartphones e computadores. Segundo Botelho e Guissoni (2016), as empresas atuais precisam se adaptar ao novo modelo negócios para poderem se destacar, visto que possuir uma plataforma ecommerce é cada dia mais significativo, tornando-se essencial para atender as necessidades dos seus clientes. Um dos modelos de comercio eletrônico que mais atrai a atenção dos pesquisadores, investidores e outros players do mundo dos negócios é o marketplace (MATOS, 2020). O marketplace surgiu na década de 90, fruto de uma combinação de tecnologias inovadoras, sistemas de informação interorganizacionais e processos de negócios (Pocihar & Podlogar, 2003). Durante o decorrer deste trabalho será abordado como é o funcionamento do marketplace e buscará seus resultados por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa com diversos empresários do estado do Rio Grande do Sul em que suas empresas se enquadrem como MPES.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Comércio eletrônico
Pequenas e médias empresas - Rio Grande do Sul
Tecnologia da informação
Vendas - Promoção
Orientador(es): Dolci, Pietro Cunha
Aparece nas coleções:Administração

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