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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLersch, Henrique Silveira-
dc.contributor.authorstein-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAdoção de comércio eletrônico via marketplace : um estudo realizado em micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorDolci, Pietro Cunha-
dc.degree.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherComércio eletrônicopt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresas - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subject.otherTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherVendas - Promoçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2976-
dc.date.accessioned2021-01-25T13:59:11Z-
dc.date.available2021-01-25T13:59:11Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNo mundo contemporâneo em que o tempo é cada vez mais escasso para a maioria das pessoas, a internet proporciona um novo formato de comércio. Ao utilizar o e-commerce, os consumidores podem efetuar compras 24 horas por dia, sete dias por semana, e encontrar, uma variedade muito grande de produtos e informações sobre os produtos que buscam (GIULIANI, 2014). Desde o início da segunda década dos anos 2000, uma nova maneira de comércio iniciou sua consolidação, o e-commerce. Essa expressão é originária da língua inglesa, significa comércio eletrônico e é definida pelo Sebrae Nacional (2013) como a atividade mercantil responsável por estabelecer a conexão eletrônica entre a empresa e o cliente para a venda de produtos ou serviços. De acordo com Ward (1999), uma das mudanças revolucionárias proporcionadas pelo avanço substancial da tecnologia das comunicações é o novo modelo de negócios associados ao comércio eletrônico. Ainda segundo o autor, os empreendimentos eletrônicos estão modificando a maneira de viver, trabalhar e de competir. Para grande parte das empresas, no século XXI, uma das decisões a serem tomadas não é mais se devem adotar o meio de comércio eletrônico, mas, sim, o quão agressivamente devem se orientar por essa estratégia. Wilder (1999) também afirmava que os negócios eletrônicos não eram mais uma alternativa e, sim, um imperativo. Inúmeros fatores auxiliaram para a consolidação desta forma de venda e, entre os principais, é imprescindível destacar o aumento do número de pessoas com acesso à internet, assim como o aumento dos usuários de smartphones e computadores. Segundo Botelho e Guissoni (2016), as empresas atuais precisam se adaptar ao novo modelo negócios para poderem se destacar, visto que possuir uma plataforma ecommerce é cada dia mais significativo, tornando-se essencial para atender as necessidades dos seus clientes. Um dos modelos de comercio eletrônico que mais atrai a atenção dos pesquisadores, investidores e outros players do mundo dos negócios é o marketplace (MATOS, 2020). O marketplace surgiu na década de 90, fruto de uma combinação de tecnologias inovadoras, sistemas de informação interorganizacionais e processos de negócios (Pocihar & Podlogar, 2003). Durante o decorrer deste trabalho será abordado como é o funcionamento do marketplace e buscará seus resultados por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa com diversos empresários do estado do Rio Grande do Sul em que suas empresas se enquadrem como MPES.pt_BR
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