Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2982
Autor(es): Silva, Patrícia Daniele da
Título: Pesquisa de mercado para identificar novas demandas na Instituição de Ensino Alfa.
Data do documento: 2020
Resumo: Este trabalho foi baseado em uma instituição de ensino profissional voltada para a área industrial e teve como objetivo identificar novas demandas de produtos e/ou serviços, visando atender o público local com qualificação de qualidade. A metodologia caracteriza-se por um estudo de caso, com abordagem mista quali-quantitativa. A coleta de dados deu-se por meio de pesquisas aplicadas a população em geral e empresários locais e análise de dados com métodos de pesquisa exploratória e descritiva, onde a pesquisa ocorreu entre os meses de Setembro e Outubro de 2020. Assim, conclui-se que é possível fazer a incorporação em portfólio de diversos cursos pela instituição, além disso, a implantação de dois cursos técnicos semipresenciais foram aprovados para o ano subsequente. O presente estudo demonstra a importância da qualificação profissional e as áreas que apresentam demandas não supridas na região de Montenegro.
Resumo em outro idioma: This work was based on a professional education institution focused on the industrial area and aimed to identify new demands for products or services, aiming to serve the local public with quality qualification. The methodology used had a mixed approach (qualitative-quantitative), with the application of exploratory and descriptive research methods. Data collection took place through case studies and surveys, through surveys applied to the general population and local entrepreneurs. In order to achieve the objectives of identifying new demands, as well as the need for technical courses in the region, market research was applied in the months of September and October 2020. Thus, it is concluded that it is possible to incorporate several courses into the portfolio by the institution, in addition, the implementation of two semi-presential technical courses were approved for the following year. The present study demonstrates the importance of professional qualification and the areas that have unmet demands in the region of Montenegro.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Pesquisa de mercado
Marketing
Mercado de trabalho
Oferta e procura
Educação
Ensino profissional
Orientador(es): Wünsch, Nicéia
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Daniele da Silva.pdf992.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons