Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrauer, Karin Claudia Nin-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO emprego de estratégias de leitura em textos de inglês como LE.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFlores, Onici Claro-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThe present work analyses the use of reading strategies in Foreign Language, which were employed by students of V Semester of the Language Course of Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), in 2008. The qualitative methodology used in this study includes: filling in questionnaires and answering the exercises of comprehension and reading interpretation. The data obtained in this research confirmed the importance of the use of reading strategies and they indicated the reading strategies used with more frequency by investigated students in terms of textual approach, besides the research tried to evince the reiterated resource to a specific strategy group of cognitive strategies, comprehension strategies and metacognitive strategies, besides the intense mobilization of the mind through the mobilization of the previous knowledge through the comparison between the mother language and the foreign language. The research brought also, the facilitation of the textual comprehension from the use of mobilized strategies, the emotion influence in reading, the development of the linguistic awareness as well as the change of the reading process during the semester, facts that confirm the hypothesis and the relevance of the use of the reading strategies to a better comprehension, that occurs invariably under another hypothesis, the emotion influence, negative or positive. The results here exposed could be useful mainly to the area of languages. And in terms of reading the study can contribute to the teaching of reading in foreign language and to the teaching of reading, in a general way, in all subjects of elementary, high school and university learning.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.otherCompreensão na leiturapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/298-
dc.date.accessioned2015-07-28T17:55:25Z-
dc.date.available2015-07-28T17:55:25Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propôs-se a analisar o uso de estratégias de leitura em LE, tais como mobilizadas por aprendizes do V Semestre do curso de Letras, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), durante um semestre, em 2008. A metodologia utilizada, de natureza qualitativa, incluiu preenchimento de questionários e respostas a exercícios de compreensão e interpretação leitora. Os dados levantados no trabalho confirmaram a relevância do uso de estratégias de leitura e indicaram aquelas empregadas com mais frequência pelos estudantes investigados, além de evidenciar o recurso reiterado a um dado conjunto de estratégias, tanto de natureza cognitiva, quanto de compensação e metacognitivas. Além disso, indicou a mobilização intensiva da memória, sobretudo através da ativação do conhecimento prévio (memória de longo prazo), efetivando-se, sobretudo, por meio da comparação entre língua materna e língua estrangeira. A pesquisa confirmou a hipótese da facilitação da compreensão leitora a partir do uso de estratégias, do desenvolvimento da consciência linguística, bem como da mudança qualitativa no processo de leitura ao longo de um semestre de estudos, apontando a importância do emprego de várias estratégias de leitura para uma melhor compreensão, o que ocorre sob a influência inevitável da emoção - negativa ou positiva. Os resultados aqui expostos podem ser úteis principalmente para a área de letras. No que se refere à leitura, em termos genéricos, pode contribuir tanto para o ensino da leitura em língua estrangeira e língua materna, como das demais disciplinas curriculares do ensino fundamental, médio e superior.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarinClaudia.pdf494.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons