Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3002
Autor(es): Capelari, Eduarda Lansini
Título: Economia comportamental e relacionamento empresa-cliente.
Data do documento: 2020
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi entender como o comportamento do consumidor e a tomada de decisão das organizações influenciam no relacionamento empresa-cliente, através do estudo da Economia Comportamental e da gestão de relacionamento com o cliente. As teorias dos economistas comportamentais têm ganhado grande destaque na última década, através de análises que relacionam pesquisas psicológicas e ciências econômicas com foco em tomada de decisões. Por outro lado, as teorias voltadas ao marketing de relacionamento já possuem espaço consolidado nas empresas, por meio da aplicação prática da gestão de relacionamento com o cliente (CRM, do inglês customer relationship management). Através de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, foram abordados conceitos de relevantes teóricos sobre o tema em busca de um método que pudesse apresentar maior potencial para fidelização de clientes a longo prazo. Desta forma, se estabeleceu uma conexão entre as teorias de CRM e Economia Comportamental, ficando clara a importância de um balanceamento entre ambas. Cada qual com suas contribuições, apresentam qualidades que podem assegurar uma tomada de decisão mais assertiva, potencializando estratégias que sejam capazes de garantir a fidelização de clientes a longo prazo, assim como a sustentabilidade e o crescimento da empresa.
Resumo em outro idioma: The aim of this research was to understand how customer behavior and decision making of organizations influence the company-client relationship, through the study of Behavioral Economics and customer relationship management. The theories of behavioral economists have gained great prominence in the last decade, through analyses that relate psychological research and economic science with a focus on decision making. On the other hand, the theories focused on relationship marketing already have a consolidated space in companies, through the practical application of customer relationship management (CRM). Through an exploratory bibliographic search, concepts of relevant theorists on the subject were approached in search of a method that could present greater potential for a long-term customer loyalty. Therefore, a connection was established between the theories of CRM and Behavioral Economics, making clear the importance of a balance between both. Each with their contributions, present qualities that can ensure a more assertive decision making, leveraging strategies that are capable of ensuring long-term customer loyalty, as well as the sustainability and growth of the company.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Ciências Econômicas
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Marketing de relacionamento
Economia
Clientes - Fidelização
Empresas - Aspectos sociais
Orientador(es): Arend, Silvio Cezar
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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