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http://hdl.handle.net/11624/300
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lisboa, Tânia Winch | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Categorias de jogo e jogos textuais : uma leitura de O jogo da amarelinha. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Perkoski, Norberto | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | The present essay analyzes the notion of games and textual games in the work O Jogo da Amarelinha (originally Rayuela), by Julio Cortázar. For the effectiveness of this analysis, theoretical references were used, as well as studies by Johan Huizinga, Roger Caillois and Wolfgang Iser, highlighting the four game categories- agôn, alea, mimicry e ilinx- introduced by Callois and readjusted to the literary text, under the point of view of the textual games by Iser. From these theoretical concepts that have shown questions pertaining to the game in general and especially to the textual games, considering that this is an application study, it will point out how these four game categories manifest themselves in the literary text by the Argentine writer in textual games. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Teoria dos jogos | pt_BR |
dc.subject.other | O jogo da amarelinha – Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos textuais | pt_BR |
dc.subject.other | Julio Cortázar | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/300 | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-28T18:32:04Z | - |
dc.date.available | 2015-07-28T18:32:04Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação analisa a noção de jogo e de jogos textuais na obra O jogo da amarelinha, de Julio Cortázar. Para a efetivação dessa análise foram utilizados, como referencial teórico, os estudos de Johan Huizinga, Roger Caillois e Wolfgang Iser, destacando as quatro categorias de jogo - agôn, alea, mimicry e ilinx - introduzidas por Caillois e readequadas ao texto literário, sob o ponto de vista dos jogos textuais, por Iser. A partir desses conceitos teóricos que evidenciam questões pertinentes ao jogo em geral e aos jogos textuais em particular, considerando-se que esse é um estudo de aplicação, procurou-se evidenciar como essas quatro categorias de jogo se manifestam no texto literário do escritor argentino através dos jogos textuais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
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