Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3010
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Pâmela Noronha da | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | "É bom, mas é ruim; e mesmo quando é ruim, é bom" : o adolescente sobre a ótica do discurso jornalístico em um município do interior do Rio Grande do Sul. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Rothmund, Angela Alenice | - |
dc.degree.department | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject.other | Persuasão (Retórica) | pt_BR |
dc.subject.other | Jornalismo - Santa Cruz do Sul (RS) | pt_BR |
dc.subject.other | Jovens | pt_BR |
dc.subject.other | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia do adolescente | pt_BR |
dc.subject.other | Delinquentes juvenis | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3010 | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T13:20:46Z | - |
dc.date.available | 2021-02-19T13:20:46Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo, seguindo a linha da Análise de Discurso proposto pela autora Orlandi (2003), uma teoria de entremeios da língua, psicanálise e ideologia, a partir do levantamento e discussão de dados de forma qualitativa e quantitativa, busca ou investiga como os discursos produzidos em um jornal de um município do interior do Rio Grande do Sul materializam o adolescente, conformando modos de ser sujeito. Foram mapeados os termos "adolescente" e "jovem" no jornal pesquisado, a saber (Gazeta do Sul), do município de Santa Cruz do Sul, no período de sete meses, mais especificamente de dezembro de 2019 até final de agosto de 2020. A base utilizada é o site do próprio jornal, intitulado Portal Gaz. Ao todo, foram encontradas 136 notícias, sendo elas 47 referentes ao termo adolescente e 89 ao termo jovem. Posterior a finalização desse levantamento e leituras das reportagens em que a palavra não estava no título, mas no decorrer do texto, criaram-se categorias para a elaboração de gráficos exemplificativos. Conforme os assuntos das notícias encontradas e pela relevância dos discursos de tais reportagens, classificaram-se em: desaparecidos (as), mortes, acidentes de trânsito, drogadição, crimes, eventos, esportes, saúde e trabalho. Com a construção dos gráficos, separados em Gráfico A para o termo adolescente e Gráfico B para o termo jovem, percebe-se que a drogadição, crimes e mortes são os assuntos mais escritos referentes ao adolescente. Já, para o jovem, a ordem desses noticiários evidencia a mortalidade sendo mais escrita sobre este público, com sequência à drogadição e aos crimes. Assim, separados em dois capítulos intitulados "Culpabilização e infração dos adolescentes e jovens" e "Silenciamento das adolescências e juventudes", encontramos um discurso atribuído como sistematização do eco social. Ainda se restringe uma desmoralização a adolescência e juventude, uma vez que, se torna um ensaio de acertos e erros antes a vida adulta, cobrados ao gozo da vida e ao mesmo tempo autonomia perante as próprias ações. Então, quando se destacam tantos noticiários envolvendo tensões e desvios em relação ao adolescer, torna-se um reflexo daquilo que ainda não se tornou propriedade da historicidade humana, pois vai contra a sequência e permanência de traços culturais. E o silenciamento, ao mesmo tempo que caracteriza o adolescer ao discurso de infratores e culpados, também permite que o adolescente fale de outros lugares e subjetivações distintas das apresentadas na mídia jornalística. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pâmela Noronha da Silva.pdf | 273.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons