Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3018
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Goettert, Bibiana Borba | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Vivências no estágio supervisionado em psicologia : um olhar dos estagiários. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Klafke, Teresinha Eduardes | - |
dc.degree.department | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia - Estudo e ensino (Estágio) | pt_BR |
dc.subject.other | Programas de estágio | pt_BR |
dc.subject.other | Psicólogos - Formação | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3018 | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T16:57:06Z | - |
dc.date.available | 2021-02-19T16:57:06Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou refletir sobre a temática do estágio supervisionado, assunto que ainda é pouco discutido na literatura. O presente estudo tem seu foco nos acadêmicos de psicologia e nos processos que caracterizam esse novo ciclo. Sabe-se que o estágio é um momento de suma importância na vida dos indivíduos, além de ser uma preparação para o mercado de trabalho. Diversas sensações, sentimentos e percepções são despertados nesse momento, no entanto, essa vivência é particular para cada sujeito que a experiencia da sua maneira. Tendo isso em vista, este estudo teve por objetivo conhecer as percepções dos acadêmicos de psicologia acerca das vivências no estágio supervisionado em uma universidade comunitária no interior do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa caracterizou-se como um estudo qualitativo descritivo e utilizou a entrevista semiestruturada como procedimento de coleta de dados. Participaram dessa pesquisa 8 estagiários, sendo que a metade estava no seu primeiro estágio enquanto os demais no segundo. Para a análise dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdo proposto por Bardin. Elegeu-se três categorias: sentimentos vivenciados no estágio; processos pedagógicos, que conta com 5 subcategorias, sendo estas: impressões do processo seletivo; influência das disciplinas na atuação do estágio; percepções sobre a carga horária; as relações com o supervisor local e orientador acadêmico e percepções sobre os trabalhos teóricos. Por fim, a terceira categoria: a influência do estágio na organização da rotina. Esta pesquisa possibilitou aos Entrevistados expressarem seus sentimentos bem como suas percepções frente a essas vivências, promovendo assim novas reflexões a partir desse espaço de fala. | pt_BR |
dc.description.protocolo | CAAE: 33589720.6.0000.5343 - 01/09/2020 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bibiana Borba Goettert.pdf | 365.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons