Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3025
Autor(es): Rosa, Jamile da
Platen, Michele Altermann
Título: Avaliação do acolhimento na produção de serviço de saúde : clínica de odontologia da Unisc.
Data do documento: 2020
Resumo: Frequentemente, o profissional encontra-se com o usuário do serviço de saúde, construindo com ele um espaço de intercessão, marcado pela dor, pela ansiedade e pelo sofrimento desse usuário que deseja ser compreendido e atendido em suas necessidades, por isso a relevância das tecnologias leves na prática do cirurgião-dentista. Dentre essas tecnologias, destacam-se, o acolhimento e o vínculo, dois conceitos que se complementam na construção de um cuidado humanizado na saúde. Dessa maneira, entende-se que o acolhimento é fundamental em serviços de saúde bucal e se apresenta como um dispositivo apto para orientar a organização e o planejamento das tarefas realizadas nos serviços de saúde, de modo mais eficiente e positivo, tornando-se um indispensável instrumento de gestão. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o acolhimento na perspectiva do usuário que busca atenção à saúde bucal realizado na Clínica de Odontologia da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul). Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa, e participaram 148 usuários do serviço de saúde, estabelecendo-se como critérios de inclusão: idade superior a 18 anos e ter sido atendido na disciplina de Estágio Supervisionado em Prótese Dentária no período de 2019/1 incluso na matriz curricular do curso. A coleta de dados ocorreu em agosto e setembro de 2020, por meio de ligações telefônicas e os dados coletados foram analisados e descritos em tabelas. Os resultados apontaram que a maioria dos usuários estão satisfeitos com o acolhimento ofertado pela equipe de saúde, onde 99,3% classificou a acolhida dos profissionais em excelente/bom, mostrando-se satisfeitos com as condições e instalações da Clínica de Odontologia. Também houve satisfação dos usuários relacionada a escuta qualificada dos profissionais de saúde que compõem a equipe odontológica, 96,6% responderam que se sentiram frequentemente ouvidos e com a devida atenção. Empatia, sinceridade e respeito são alguns princípios que podem favorecer a comunicação, da qual demanda aprendizagem permanente e ser efetivada com qualidade, podendo potencializar o planejamento e ações do serviço. A comunicação envolve não só a capacidade de se fazer, mas, sobretudo, de escutar o outro de forma acolhedora, sensibilizando e mobilizando os indivíduos atingindo sua subjetividade, e não apenas conceder-lhes informação proporcionando um entendimento conceitual dos serviços.
Resumo em outro idioma: Often, the professional meets the user of the health service, building a space of intercession with him, marked by the pain, anxiety and suffering of this user who wants to be understood and attended to his needs, that is why the relevance of light technologies in the practice of dental surgeon. Among these technologies, the reception and bonding stand out, two concepts that complement each other in the construction of humanized health care. Thus, it is understood that embracement is fundamental in oral health services and presents itself as a device capable of guiding the organization and planning of tasks performed in health services, in a more efficient and positive way, becoming an indispensable management tool. The objective of this research was to evaluate welcoming from the perspective of the user who seeks oral health care performed at the Dental Clinic of UNISC (University of Santa Cruz do Sul). This is a descriptive study with a qualitative and quantitative approach, that participated 148 users of the health service, establishing as inclusion criteria: age over 18 years and having been attended in the subject of Supervised Internship in Prosthesis in the period 2019/1 included in the course curriculum. The data collection took place in August and September 2020, through telephone calls and the collected date was analyzed and described in tables. The results showed that most users are satisfied with the reception offered by the health team, where 99.3% rated the reception of the professionals as excellent/good, showing satisfaction with the conditions and facilities of the Dentistry Clinic. There was also user satisfaction related to the qualified listening of the health professionals that make up the dental team, 96.6% answered that they felt often heard and with due attention. Empathy, sincerity and respect are some principles that can favor communication, which demands permanent learning and be carried out with quality, which can enhance the service’s planning and actions. Communication involves not only the ability to do things, but, above all, to listen to others in a welcoming way, sensitizing and mobilizing individuals reaching their subjectivity, and not just providing them with information providing a conceptual understanding of services.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Odontologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Assistência odontológica
Serviços de saúde bucal
Acolhimento
Odontologia
Orientador(es): Marques, Beatriz Baldo
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jamile e Michele.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons