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dc.contributor.authorBarros, Luiz Felipe Barros de-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleRede de transporte aéreo regional regular e integração territorial no Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSilveira, Rogério Leandro Lima da-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.description.abstractState of Rio Grande do Sul, the public policies related to this segment and its contribution in the process of territorial integration in the Gaucho territory. Methodologically, this work, throughout a field research with semi-structured interviews and bibliographical review, proposes to examine the main public policies in relation to the regional regular aviation and to relate the main constitutive elements of the regional air transportation net - airports, lines, routes, passengers and goods outflows - which collaborate to the economical dynamics in Rio Grande do Sul. In the theoretical-methodological referential we talk to thinkers about the interrelated nets with space notion, of public policies, of territory, without thinking on the conceptualization of demand and capital. It is divided in three periods, being that in the first, it is approached the territorial disintegration, from 1927 to 1963; the second, from 1964 to 1988, the territorial centralized integration is highlighted; and in the third and last, from 1989 to 2010, it is emphasized the competitive integration of economy and territory. In each period, it is wanted to gather events and variables related to the Brazil's economical development, to the public transportation politics, to the technological development of aviation and to the process of national integration. The intention of the periodization consists in understanding the main connections between the public policies of transportation, the development of the technical net in the regional air transport and the dynamics of territorial integration of the State of Rio Grande do Sul. It can be concluded that, in the evolution of the regional air net there were periods in order to reach a 'disarticulated integration' among the phases of interior integration of the territory and of the territory to the world market. There was also an 'ideal integration', what means, connections from downtown to the outskirts, from the outskirts to the outskirts without crossing downtown, and from the outskirts to downtown, what allowed the integration in the southern territory.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLinhas aéreas - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subject.otherPolítica urbanapt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/302-
dc.date.accessioned2015-07-28T19:07:54Z-
dc.date.available2015-07-28T19:07:54Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação busca examinar o desenvolvimento do transporte aéreo regional regular no Rio Grande do Sul, as políticas públicas relacionadas a esse segmento e sua contribuição no processo de integração territorial no território gaúcho. Metodologicamente, esse trabalho, através de pesquisa de campo com entrevistas semi-estruturadas e revisão bibliográfica, propõe-se a examinar as principais políticas públicas relativas à aviação aérea regional regular e relacionar os principais elementos constitutivos da rede de transporte aéreo regional - aeroportos, linhas, rotas, fluxos de passageiros e cargas - que colaboram para a ocorrência da dinâmica econômica no Rio Grande do Sul. No referencial teórico-metodológico, dialoga-se com os pensadores a respeito de redes interrelacionadas com noção de espaço, de políticas públicas, de território, sem esquecer a conceituação de demanda e capital. Divide-se em três períodos, sendo que no primeiro aborda-se a desintegração territorial, de 1927 a 1963; no segundo, de 1964 a 1988, destaca-se a integração centralizada no território e, no terceiro e último, de 1989 a 2010, enfatiza-se a integração competitiva da economia e do território. Em cada período, busca-se agrupar eventos e variáveis relacionadas ao desenvolvimento econômico do Brasil, às políticas públicas de transportes, ao desenvolvimento tecnológico da aviação e ao processo de integração territorial. O intuito da periodização consiste em compreender as principais ligações entre as políticas públicas de transporte, o desenvolvimento da rede técnica de transporte aéreo regional e a dinâmica de integração territorial do Rio Grande do Sul. Pode-se concluir que, na evolução da rede aérea regional, existiram períodos para que se chegasse a uma "integração desarticulada" entre as fases da integração interior do território e do território ao mercado mundial. Houve também "integração ideal", qual seja, ligação do centro à periferia, periferia à periferia, sem passar pelo centro, e periferia ao centro, que permitiu a integração no território sulino.pt_BR
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