Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3061
Autor(es): Rodrigues, Renata Bobrowski
Título: O neuromarketing no agronegócio : análise de dois vídeos publicitários da marca Pioneer®.
Data do documento: 2020
Resumo: Neuromarketing é uma abordagem que tem se mostrado relevante na publicidade, oferecendo estratégias valiosas que podem ser usadas na divulgação dos mais diversos produtos e serviços. No entanto, não são encontrados na literatura estudos em que essas estratégias são aplicadas ao agronegócio, um dos principais setores econômicos do país. O objetivo deste trabalho foi investigar como o neuromarketing pode ser utilizado em materiais publicitários voltados ao agronegócio. Para isso, abordou-se a relação entre conceitos como marketing, promoção, campanha e audiovisual, com as contribuições de Corrêa (2008), Martin (2011), Sampaio (2003), Kotler (2017) e Ribaric (2019); neurociência e neuromarketing, baseando-se, principalmente, nas descobertas de Lindstrom (2008), Zaltman (2003), Klaric (2012), Damásio (1996), Bridger (2018) e Peruzzo (2015); e agronegócio, marketing no agronegócio e produtores rurais, de acordo com Moreira (2016), Araújo (2007) e Marschner (2016), além da utilização de dados de pesquisas como do IBGE (2017) e da ABMRA (2017). A união desses conceitos foi a base para a análise de conteúdo aplicada sobre dois vídeos publicitários da marca Pioneer®. A partir da criação e aplicação de uma matriz de análise à luz do neuromarketing, foi demonstrado que essa abordagem pode ser utilizada de forma consistente em vídeos publicitários do agronegócio, tanto em cenas e letterings, quanto nas locuções.
Resumo em outro idioma: Neuromarketing has been shown to be a relevant approach in advertising, offering valuable strategies that can be used in the dissemination of the most diverse products and services. However, studies in which those strategies are applied to agribusiness, one of the main economic sectors in the country, are not found in the literature. The aim of this work was to investigate how neuromarketing can be used in advertising materials of agribusiness. For this, the relationship among concepts such as marketing, promotion, campaign and audiovisual was addressed, with contributions from Corrêa (2008), Martin (2011), Sampaio (2003), Kotler (2017) and Ribaric (2019); neuroscience and neuromarketing, based mainly on the findings of Lindstrom (2008), Zaltman (2003), Klaric (2012), Damásio (1996), Bridger (2018) and Peruzzo (2015); and agribusiness, marketing in agribusiness and rural producers, according Moreira (2016), Araújo (2007) and Marschner (2016), in addition to the use of research data such as from IBGE (2017) and ABMRA (2017). The union of these concepts was the basis for the content analysis applied to two advertising videos of the Pioneer® brand. Upon the development and application of a matrix of analysis in the light of neuromarketing, it was demonstrated that this approach can be consistently used in agribusiness advertising videos, both in scenes and letterings, as well as in voiceovers.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Publicidade e Propaganda
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Marketing
Neuromarketing
Publicidade - Aspectos psicológicos
Recursos audiovisuais - Aspectos psicológicos
Agroindústria
Publicidade
Campanhas publicitárias
Orientador(es): Amaral Filho, Lúcio Siqueira
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

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