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dc.contributor.authorSilveira, Cristiano Ovidio da-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAgentes transformadores : contribuições das marcas para a aceitação da comunidade LGBTQI+ no Brasil.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFelippi, Ângela Cristina Trevisan-
dc.degree.departmentCurso de Publicidade e Propagandapt_BR
dc.description.abstractGradually, brands have been using social advertising as a way to sustain their position in the market. A significant part of the cases is not only the appropriation of a theme to sell and/or promote a product or service, but the adoption of measures of a transforming character. Taking into account the relevance that brands currently have in Brazilian society, this research seeks to discuss how brands that operate in Brazil are contributing to the LGBTQI + community being more socially accepted. During the monograph, a qualitative bibliographic research was carried out that allowed to understand introductory aspects and to conceptualize what a brand is and branding. Questions about the human being and their diversities are presented, highlighting the discussions of gender and sexual orientation. Established a contrast between brands and their branding strategies with different beings. This relation allows to observe how the branding objectives linked to the LGBTQI + community are capable of impacting people's lives and contributing to the construction of a more inclusive society. Subsequently, an exploratory research was carried out with the LGBTQI + community, using the form as an instrument for this, and an applied research for professionals who work in diversity programs or who are part of a diverse company, through a structured interview script. Finally, we present an analysis of two cases, of the brands: Skol and Ben & Jerry’s. The analysis of the case was based on the crossing of data collected in the theoretical research, which allows to visualize more clearly the transforming potential of the brands. Given the results obtained, it is possible to visualize the importance that brands have in the Brazilian society and how communication has a transforming power shaping social structures.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherMinorias sexuais e de gêneropt_BR
dc.subject.otherMarca de produtospt_BR
dc.subject.otherBranding (Marketing)pt_BR
dc.subject.otherIdentidade de gêneropt_BR
dc.subject.otherPublicidade - Aspectos sociaispt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3063-
dc.date.accessioned2021-02-25T12:52:51Z-
dc.date.available2021-02-25T12:52:51Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoProgressivamente as marcas vêm utilizando a publicidade social como forma de sustentar o seu posicionamento perante o mercado. Parte significativa dos casos não se trata apenas da apropriação de um tema para vender e/ou promover algum produto ou serviço, mas a adoção de medidas com carácter transformador. Levando em consideração a relevância que as marcas possuem atualmente na sociedade brasileira, a presente pesquisa busca dialogar sobre como as marcas que atuam no Brasil estão contribuindo para que a comunidade LGBTQI+ seja mais aceita socialmente. No decorrer da monografia, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo que permitiu compreender aspectos introdutórios e conceituar o que é uma marca e branding. Apresenta-se questões em torno do ser humano e suas diversidades, colocando em evidência as discussões de gênero e orientação sexual. Estabelece-se um contraste entre as marcas e suas estratégias de branding com os seres diversos. Essa relação permite observar como as estratégias de branding ligadas à comunidade LGBTQI+ são capazes de impactar na vida das pessoas e ajudar a construir uma sociedade mais inclusiva. Na sequência foi realizada uma pesquisa exploratória dentro da comunidade LGBTQI+, utilizando como instrumento para tal o formulário, e uma pesquisa aplicada para profissionais que atuam em programas de diversidade ou que fazem parte de uma empresa diversa, por meio de um roteiro de entrevista estruturada. Por fim, apresentam-se a análise de dois casos, das marcas: Skol e a Ben & Jerry’s. A análise de caso teve por base o cruzamento de dados levantados no referencial do teórico da pesquisa que permite visualizar mais claramente o potencial transformador das marcas. Diante dos resultados obtidos é possível visualizar a importância que as marcas possuem dentro do cenário brasileiro e como a comunicação possui um poder transformador moldando estruturas sociais.pt_BR
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