Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Laura Pereira de-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDisney e nostalgia : um estudo sobre a tendência das remasterizações e a jornada do herói aplicada em Aladdin e o Rei Leão.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorLara, Erion da Silva-
dc.degree.departmentCurso de Publicidade e Propagandapt_BR
dc.description.abstractThis study observes the growing tendency of Disney studios to release remakes of their classics and aims to understand the public's perception of films that appeal to nostalgia. It was limited to an analysis of Disney films that are animations of 1990s and had a remake in 2019. Based on these films, sought to identify the storytelling of the Hero's Journey used in Aladdin (1992) and The Lion King (1994), as well as their respective remakes. This is an exploratory research and in the methodological processes, the bibliographic reference, the hypothetical-deductive method, and a qualitative research in the interview format were used. The public's awareness of this strategy was verified, as well as their feelings as a spectator. It was found that accurate adaptations are well received, but not if compared to the original. However, if the production presents something new, while still following the Hero’s Journey, it tends to stand out compared to classic animation.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherWalt Disney Productionspt_BR
dc.subject.otherAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subject.otherNostalgiapt_BR
dc.subject.otherArte de contar históriaspt_BR
dc.subject.otherNeuromarketingpt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherPersonagens de desenhos animadospt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3064-
dc.date.accessioned2021-02-25T13:14:55Z-
dc.date.available2021-02-25T13:14:55Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo observa a crescente tendência dos estúdios Disney de lançar remasterizações de seus clássicos e tem como objetivo compreender a percepção do público de filmes com apelo à nostalgia. Para isto, delimitou-se a uma análise dos filmes da Disney que sejam animações de 1990 e que tenham resultado em uma remasterização no ano de 2019. Com bases nestes filmes, buscou-se identificar a narrativa storytelling da Jornada do Herói utilizada em Aladdin (1992) e O Rei Leão (1994), bem como suas respectivas remasterizações. Esta é uma pesquisa exploratória e, nos processos metodológicos, utilizou-se o referencial bibliográfico, o método hipotético-dedutivo e uma pesquisa qualitativa no formato de entrevista. Constatou-se a consciência do público perante a esta estratégia, bem como seus sentimentos quanto espectador. Verificou-se que adaptações fiéis são bem recebidas, mas não se comparadas ao original. No entanto, se a produção apresentar alguma novidade, sem deixar de seguir A Jornada do Herói, esta tende a se sobressair ao comparada à animação clássica.pt_BR
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laura Pereira de Almeida.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons