Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3066
Autor(es): Scopel, Madhiele Salazar
Título: É fake news? : a percepção do público sobre o processo de checagem da Agência Lupa.
Data do documento: 2020
Resumo: Em uma era que a disseminação de informações acontece de forma instantânea e gera grande impacto, os jornalistas precisam retomar às teorias do jornalismo, bem como lembrar das técnicas basilares da profissão, para executarem um bom trabalho e não caírem na armadilha das fake news. Com a facilidade de acesso à internet e o excesso de informações que ela proporciona, a capacidade de discernimento entre o que é uma notícia verdadeira e o que é uma notícia falsa, fica dificultada. As fake news têm características jornalísticas e são publicadas para prejudicar algo ou alguém, ou até mesmo para se promover. O que acontece é uma rápida disseminação do que não é verídico. Isso abriu espaço para que novas frentes de trabalho fossem criadas. Surgem assim as agências de checagem com o objetivo de verificar informações já publicadas por jornais. Esta monografia procura analisar e compreender a importância do trabalho realizado pela Agência Lupa a partir da perspectiva do público. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando temas como jornalismo contemporâneo e pós-verdade (PEREIRA; ADGHIRNI, 2011; D?ANCONA, 2018), pesquisamos sobre O que são fake news (GOMES, 2019; DEROSA, 2019) e compreendemos o papel de uma agência de checagem (ALENCAR; DOURADO, 2019; PALACIOS, 2018; MORENO, 2018). Posteriormente, foi executada a técnica do grupo focal, a fim de compreender como o público enxerga o trabalho realizado pela Agência Lupa e como ele recebe um conteúdo verificado. Dos achados, destacamos que a maioria deles não tinha conhecimento sobre o assunto acendendo um alerta para a divulgação da iniciativa.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Jornalismo
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Fake news
Comunicação de massa e opinião pública
Opinião pública
Fake news - Aspectos políticos
Jornalismo
Agência de notícias
Orientador(es): Lindemann, Cristiane
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