Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorScopel, Madhiele Salazar-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleÉ fake news? : a percepção do público sobre o processo de checagem da Agência Lupa.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorLindemann, Cristiane-
dc.degree.departmentCurso de Jornalismopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherFake newspt_BR
dc.subject.otherComunicação de massa e opinião públicapt_BR
dc.subject.otherOpinião públicapt_BR
dc.subject.otherFake news - Aspectos políticospt_BR
dc.subject.otherJornalismopt_BR
dc.subject.otherAgência de notíciaspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3066-
dc.date.accessioned2021-02-25T16:41:44Z-
dc.date.available2021-02-25T16:41:44Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEm uma era que a disseminação de informações acontece de forma instantânea e gera grande impacto, os jornalistas precisam retomar às teorias do jornalismo, bem como lembrar das técnicas basilares da profissão, para executarem um bom trabalho e não caírem na armadilha das fake news. Com a facilidade de acesso à internet e o excesso de informações que ela proporciona, a capacidade de discernimento entre o que é uma notícia verdadeira e o que é uma notícia falsa, fica dificultada. As fake news têm características jornalísticas e são publicadas para prejudicar algo ou alguém, ou até mesmo para se promover. O que acontece é uma rápida disseminação do que não é verídico. Isso abriu espaço para que novas frentes de trabalho fossem criadas. Surgem assim as agências de checagem com o objetivo de verificar informações já publicadas por jornais. Esta monografia procura analisar e compreender a importância do trabalho realizado pela Agência Lupa a partir da perspectiva do público. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando temas como jornalismo contemporâneo e pós-verdade (PEREIRA; ADGHIRNI, 2011; D?ANCONA, 2018), pesquisamos sobre O que são fake news (GOMES, 2019; DEROSA, 2019) e compreendemos o papel de uma agência de checagem (ALENCAR; DOURADO, 2019; PALACIOS, 2018; MORENO, 2018). Posteriormente, foi executada a técnica do grupo focal, a fim de compreender como o público enxerga o trabalho realizado pela Agência Lupa e como ele recebe um conteúdo verificado. Dos achados, destacamos que a maioria deles não tinha conhecimento sobre o assunto acendendo um alerta para a divulgação da iniciativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Madhiele Salazar Scopel.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons