Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3069
Autor(es): Pinto, Daiane Bitencourt
Título: Educação, saúde e cuidado de si : um estudo sobre mulheres com câncer de mama em tratamento em uma clínica oncológica do Vale do Jacuí.
Data do documento: 2020
Resumo: Esta dissertação de mestrado, tem como objetivo compreender como as mulheres diagnosticadas com câncer de mama, constroem e (re)significam o cuidado de si, a partir de suas vivencias oriundas das ações de Educação e Saúde após o tratamento oncológico. Destacam-se, como objetivos específicos, analisar como estas mulheres (re)significam o cuidado de si após serem diagnosticadas com a doença e discutir a relação entre Educação e Saúde e Cuidado de Si na perspectiva destas mulheres. A metodologia utilizada caracteriza-se como do tipo qualitativa, com ênfase nos estudos de caso que se encontram nas histórias de vida. O estudo foi realizado com pacientes de uma Clínica Oncológica localizada em uma cidade da região do Vale do Jacuí e foram elencadas quatro mulheres mastectomizadas que finalizaram seu tratamento oncológico em 2018. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados: observações e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram coletados e analisados a partir dos relatos das participantes, sendo apresentados segundo suas histórias de vida. Os resultados mostram que a mulher acometida pelo câncer de mama tem sua vida transformada, adquirem uma nova perspectiva do que é ser mulher. As transformações ocasionadas pela doença, muitas vezes comprometem a forma com que cada mulher enfrenta suas inquietações, que por vezes, em condições normais de saúde, passam despercebidas. Ao depararem-se com fragilidades, como no caso de serem acometidas pelo câncer de mama, surge um novo olhar para si, consistindo em uma (re)significação para novos sentidos e possibilidades a partir de suas histórias de vida.
Resumo em outro idioma: This master's thesis aims to understand how women diagnosed with breast cancer build and (re)signify their self-care, based on their experiences from education and health actions, after cancer treatment. The specific objectives are to analyze how these women (re)signify the care of themselves, after being diagnosed with the disease, and to discuss the relationship between Education and Health and SelfCare, in the perspective of these women. The methodology used is characterized as a qualitative type, with an emphasis on case studies found in life stories. The study was carried out with patients from an Oncology Clinic located in a city in the Vale do Jacuí region, and four mastectomized women who completed their cancer treatment in 2018 were listed. As data collection instruments, observations and semi-structured interviews were used. The data were collected and analyzed from the participants’ reports and presented according to their life stories. The results show that the woman affected by breast cancer has her life transformed, acquiring a new perspective of what it is to be a woman. The changes caused by the disease often compromise the way that each woman faces her concerns, which, sometimes, under normal health conditions, go unnoticed. When faced with weaknesses, as in the case of being affected by breast cancer, a new look emerges for them, consisting of (re)signification for new meanings and possibilities from their life stories.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação em saúde
Cuidados pessoais com a saúde
Neoplasias da mama
Mulheres - Saúde e higiene
Orientador(es): Moretti, Cheron Zanini
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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