Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3076
Autor(es): Bianchini, Ana Maria
Título: Revisão bibliográfica para a implantação de um ambulatório de práticas integrativas, complementares e naturais em um município do Vale Taquari no Rio Grande do Sul.
Data do documento: 2020
Resumo: Esse estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura, acerca da utilização das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como cuidado em doenças e prevenção da saúde, para embasamento na implantação de um Ambulatório que ofereça terapias de forma gratuita e voluntária a toda a comunidade de um município do interior do Estado do Rio Grande do Sul (RS). As bases de dados utilizadas foram: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCs) utilizados foram: "Enfermagem", "Terapias Complementares", "Atenção Básica", "Trabalho voluntário" e "Cuidado humanizado". A amostra da presente pesquisa caracterizou-se pela escolha através do resumo de 13 artigos revisados no período de fevereiro a novembro de 2020. Os resultados apontam para uma busca crescente por essas terapias, não por necessidade, afinal, temos o que há de mais moderno e avançado na Medicina, tanto no SUS como no sistema privado, e sim, por vontade de se tornar protagonista da sua saúde com apoio de profissionais especializados. As PICs promovem uma nova cultura de cuidado, fortalecendo o vínculo terapeuta e paciente, o empoderamento do indivíduo e seu protagonismo no processo de cura, possuindo grande potencial desmedicalizador. Essas práticas não concorrem com os tratamentos convencionais, apenas complementam e possibilitam um olhar integrativo na saúde. O que move as pessoas envolvidas no projeto é, antes de tudo, o impulso de participar ativamente de um processo capaz de mostrar que são possíveis outras formas de aprender, praticar e cuidar da saúde, de si e dos outros.
Resumo em outro idioma: The results point to a growing search for these therapies, not out of necessity, after all, we have the most modern and advanced in Medicine, both in the SUS and in the private system, but by the desire to become the protagonist of their health with the support of specialized professionals. The PICs promote a new culture of care, strengthening the therapist and patient bond, the empowerment of the individual and his role in the healing process, possessing great demedicalizing potential. These practices do not compete with conventional treatments, they only complement and enable an integrative look at health. What moves the people involved in the project is, first of all, the impulse to actively participate in a process capable of showing that other ways of learning, practicing and taking care of health, one another and others are possible.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Pós-graduação Especialização em Práticas Integrativas e Complementares
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Terapias complementares
Terapias alternativas
Saúde
Cuidados pessoais com a saúde
Promoção da saúde
Orientador(es): Perotti, Alexandra Maitê
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Maria Bianchini.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons