Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3082
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Schaefer, Rafaela Matos Peixoto | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Mediação de conflitos enquanto política pública aplicada pelo ensino, pesquisa e extensão jurídicos da Universidade Comunitária de Santa Cruz do Sul - UNISC. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Spengler, Fabiana Marion | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work is a legal thesis whose theme is mediation, as a public policy for conflicts handling, analyzed from the tripod of legal teaching, research and extension, based on the actions carried out by the Community University of Santa Cruz do Sul (Unisc). Therefore, there is the following research issue: how can the public policy of conflict mediation contribute to the fulfillment of the community universities mission within the scope of the legal teaching, research and extension tripod? As a hypothesis to the problem, it is mentioned that public mediation policy developed on the legal teaching, research and extension tripod fulfills the mission of community universities, as it allows the University to develop actions aimed at improving community life. Thus, the general objective, in order to respond to the research problem, is to analyze the way in which conflict mediation is addressed in the legal teaching, research and extension practices at Unisc, considering the period from 2009 to 2019. In the specific objectives, which correspond to each of the chapters, it seeks to: a) understand the institute of conflict mediation; b) presenting Unisc, characterizing it as a community university, as well as examining mediation applied in legal teaching and research; and c) analyze the extension project in mediation, as an extension practice, and its social and academic relevance. The inductive approach method was adopted to develop the present research. As procedural methods, the historical and case study were applied, and direct, indirect documentation and extensive direct observation. The present study fits in with the line of research in Public Policies for Social Inclusion of the Unisc Postgraduate Law Program, as well as with the study trajectory of the supervising professor, Fabiana Marion Spengler. The theme demonstrates social and scientific relevance, since the mediation developed in the academic tripod promotes the improvement of justice access and the dialogue between the University and its community. Finally, considering the results obtained, it is concluded that the achievement of the academic tripod reiterates the community universities mission, promoting social insertion and local development. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Mediação | pt_BR |
dc.subject.other | Administração de conflitos | pt_BR |
dc.subject.other | Política pública | pt_BR |
dc.subject.other | Universidades e faculdades comunitárias | pt_BR |
dc.subject.other | Direito - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Extensão universitária | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3082 | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-16T14:40:54Z | - |
dc.date.available | 2021-03-16T14:40:54Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Trata-se de dissertação jurídica cujo tema é a mediação, enquanto política pública de tratamento de conflitos, analisada a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão jurídicos, com ênfase nas ações realizadas pela Universidade comunitária de Santa Cruz do Sul (Unisc). Para tanto, tem-se o seguinte problema de pesquisa: de que modo a política pública da mediação de conflitos pode contribuir para a concretização da missão das universidades comunitárias no âmbito do tripé ensino, pesquisa e extensão jurídicos? Como hipótese ao problema, aponta-se que a política pública da mediação desenvolvida pelo tripé ensino, pesquisa e extensão jurídicos concretiza a missão das universidades comunitárias, pois possibilita à Universidade desenvolver ações visando à melhoria da vida em comunidade. Desta forma, para responder ao problema de pesquisa, definiu-se como objetivo geral: analisar o modo como é abordada a mediação de conflitos nas práticas de ensino, pesquisa e extensão jurídicos na Unisc, considerando o período de 2009 a 2019. Nos objetivos específicos, que correspondem a cada um dos capítulos, buscou-se: a) compreender o instituto da mediação de conflitos; b) apresentar a Unisc, caracterizando-a como universidade comunitária, bem como examinar a mediação aplicada pelo ensino e pesquisa jurídicos; e c) analisar o projeto de extensão em mediação, enquanto prática extensionista, e sua relevância social e acadêmica. Para desenvolver a presente pesquisa adotou-se o método de abordagem indutivo. Como métodos de procedimento, aplicaram-se o histórico e o monográfico, e como técnicas de pesquisa, a documentação direta, a indireta e a observação direta extensiva. O presente estudo se ajusta à linha de pesquisa em Políticas Públicas de Inclusão Social do Programa de Pós-graduação em Direito da Unisc, e também, à trajetória de estudos da professora orientadora Fabiana Marion Spengler. A temática demonstra relevância social e científica, visto que a mediação desenvolvida pelo tripé acadêmico promove, além do aprimoramento do acesso à justiça, o diálogo entre a Universidade e a sua comunidade. Por fim, considerando os resultados levantados, conclui-se que a concretização do tripé acadêmico reitera a missão das universidades comunitárias, promovendo a inserção social e o desenvolvimento local. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafaela Matos Peixoto Schaefer.pdf | 599.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons