Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3092
Autor(es): Costa, Alan Ricardo
Título: Contribuições para uma cartografia complexa da ontoepistemogênese : autonarrativas e formação docente na educação a distância.
Data do documento: 2021
Protocolo CEP: Protocolo CAAE: 24205119.6.0000.5343 e aprovação pelo CEP na data de 13/12/2019
Resumo: Exploro, nesta tese de Doutorado, uma abordagem da ontoepistemogênese, isto é, do processo de complexificação e auto-trans-formação do devir humano em acoplamento com o meio e em articulação com todas as dimensões do viver. Para desenvolver esta tese, parti de dois pressupostos iniciais: 1) a ontoepistemogênese pode ser estudada por meio de narrativas ? que são sempre autonarrativas - à luz do Pensamento Complexo e da Biologia da Cognição; e 2) ao confeccionar suas narrativas, o educador narra sua vida e, assim, pode investir no (re)desenho de sua experiência vital e na invenção de si. Nesse sentido, o objetivo maior desta tese é contribuir com uma cartografia complexa da ontoepistemogênese na formação de professores de línguas na Educação a Distância (EaD), a partir do estudo das autonarrativas de professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), formados ou em formação na referida modalidade. As obras de Edgar Morin, Humberto Maturana, Paulo Freire, Pierre Lévy, Nize Pellanda e Vilson Leffa, entre outros, compõem a rede teórica que potencializou meu caminho de pesquisa. Em termos metodológicos, desenvolvi minha investigação científica em uma perspectiva qualitativa e transdisciplinar, por meio da cartografia complexa, cujo escopo empírico foi a interpretação de fenômenos vivenciados no fluxo de um curso de formação continuada de docentes. Tal curso online foi elaborado e implementado a partir da disciplina ?Pesquisa e Educação Básica? do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), e serviu como espaço para a interação e a tecitura de reflexões sobre tecnologias digitais, experiências na EaD, narrativas de professores e formação docente na cibercultura. Um grupo no site de rede social Facebook foi empregado como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso. Foram convidados para participar da referida ação de formação docente acadêmicos e egressos do curso de licenciatura em Letras - Espanhol e Literaturas EaD da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso de extensão, proposto em parceria entre a UNISC e a UFSM, foi realizado no segundo semestre do ano de 2019, com duração de 4 semanas, totalizando 20 horas de atividades, sendo que aceitaram participar dele 13 professoras de E/LE (as participantes da pesquisa). Tais professoras cursistas, ao longo de cada semana do curso, interagiram em fóruns, realizaram leituras e, entre outras atividades, confeccionaram autonarrativas, escolhidas como instrumento central deste estudo por serem dispositivos metodológicos de uma epistemologia complexa. Os resultados da pesquisa possibilitaram um olhar interpretativo mais complexo a respeito dos operadores/marcadores emergentes nas autonarrativas: o acoplamento tecnológico e o processo de autopoiesis, já contemplados em pesquisas prévias do GAIA, Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas, ao qual está vinculada a presente tese. Outros operadores/marcadores notados em padrões e recorrências foram as afecções e a autonomia. Concluo que a experiência de narrar-se é autopoiética, ou seja, autoconstitutiva do indivíduo e de sua práxis. Além disso, as autonarrativas contribuem com o processo de auto-trans formação docente e servem para o propósito de estudo de operadores/marcadores importantes na abordagem da ontoepistemogênese.
Resumo em outro idioma: Exploro, en esta tesis doctoral, un enfoque de la ontoepistemogénesis, es decir, del proceso de complejificación y autotransformación del devenir humano en acoplamiento al entorno y en articulación de todas las dimensiones del vivir. Para desarrollar esta tesis, partí de dos conjeturas iniciales: 1) se puede estudiar la ontoepistemogénesis por intermedio de narrativas – que siempre son autonarrativas – a la luz del Pensamiento Complejo y de la Biología de la Cognición; y 2) al hacer sus autonarrativas, el educador narra su vida y, así, puede investir en el (re)dibujo de su experiencia vital y en la invención de sí mismo. En este sentido, el objetivo principal de esta tesis es contribuir a una cartografía compleja de la ontoepistemogénesis en la formación de profesores de lenguas en la Educación a Distancia (EaD), a partir del estudio de las autonarrativas de los profesores de Español como Lengua Extranjera (E/LE), formados o en formación en la referida modalidad. Los trabajos de Edgar Morin, Humberto Maturana, Paulo Freire, Pierre Lévy, Nize Pellanda y Vilson Leffa, entre otros, conforman el entramado teórico que potencializó mi trayectoria de investigación. En términos metodológicos, desarrollé mi investigación científica en una perspectiva cualitativa y transdisciplinar, por medio de la cartografía compleja, cuyo objetivo empírico fue la interpretación de fenómenos vividos en el fluir de un curso de formación continua para docentes. Este curso online fue diseñado e implementado con base en la asignatura ―Pesquisa e Educação Básica‖, del Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) de la Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), y sirvió como un espacio de interacción e invención de reflexiones sobre tecnologías digitales, experiencias en la EaD, narrativas de profesores y formación docente en la cibercultura. Se empleó un grupo en el sitio de red social Facebook como Entorno Virtual de Aprendizaje (EVA) del curso. Los académicos graduandos y los docentes graduados del curso de Letras – Español y Literaturas EaD de la Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), en alianza con la Universidade Aberta do Brasil (UAB), fueron invitados a participar en la acción de formación docente antes mencionada. El curso de extensión, propuesto en asociación entre UNISC y UFSM, se llevó a cabo en el segundo semestre de 2019, con duración de 4 semanas, con 20 horas de actividades, y 13 profesoras de E/LE aceptaron participar en él (las participantes de la investigación). Las docentes, a lo largo de cada semana del curso, interactuaron en foros, realizaron lecturas y, entre otras actividades, produjeron autonarrativas, elegidas como instrumento central de este estudio porque son un dispositivo metodológico de una epistemología compleja. Los resultados de la investigación permitieron una mirada interpretativa más compleja acerca de los operadores/marcadores que emergen en las autonarrativas: el acoplamiento tecnológico y el proceso de autopoiesis, ya contemplados en investigaciones previas del GAIA, Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas, al cual está conectado la presente tesis. Otros operadores/marcadores notados en patrones y recurrencias fueron las afecciones y la autonomía. Concluyo que la experiencia de narrar a sí mismo es autopoiética, es decir, hace la autoconstitución del individuo y de su praxis. Además, las autonarrativas contribuyen al proceso de autotransformación del docente y sirven para estudiar operadores/marcadores importantes en el abordaje de la ontoepistemogénesis.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Professores - Formação
Ensino a distância
Autopoiese
Complexidade
Autonarrativa
Orientador(es): Gustsack, Felipe
Coorientador(es): Fialho, Vanessa Ribas
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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