Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3097
Autor(es): Barcella, Raquel Cristine
Título: Planificação da atenção básica prisional : proposta de implantação em um presídio regional do Rio Grande do Sul.
Data do documento: 2020
Protocolo CEP: 3.044.200 - 28/11/2018
Resumo: INTRODUÇÃO: A inclusão de populações vulneráveis ao Sistema Único de Saúde (SUS), através de seus princípios e diretrizes, requer serviços de saúde e trabalhadores capazes de assimilar as peculiaridades das comunidades em seus territórios adscritos, propiciando os ajustes necessários para a qualificação da assistência, utilizando para tanto, educação permanente e organização dos serviços. OBJETIVO: Conhecer condições de trabalho, fluxos e rotinas da Unidade Básica de Saúde prisional (UBSp) do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, e analisar, sob a ótica dos trabalhadores, as contribuições das oficinas de planificação da Rede de Atenção à Saúde para os processos de trabalho. ARTIGO 1: A ineficácia dos atendimentos em saúde somadas ao seu alto custo trouxeram à tona a discussão, através de movimentos sociais, da necessidade de construção de um sistema de saúde inclusivo, integral, e de fácil acesso à população. No Brasil, a implantação do SUS ocorreu através das Leis Orgânicas 8080/90 e 8142/90, mas que não foram suficientes na inclusão de populações vulneráveis. A população privada de liberdade (PPL) foi incluída no SUS somente em 2003, através do Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário (PNSSP), porém a universalidade só foi garantida em 2014 com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Sistema Prisional (PNAISSP). Esta política, além de universalizar o acesso garantiu a integralidade do atendimento, reafirmando o papel da UBSp como ponto da Redes de Atenção à Saúde (RAS). As Equipes de Atenção Básica prisionais (EABp) devem, portanto, implementar ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, de acordo com as diretrizes do SUS, garantindo aos apenados os mesmos padrões de cuidados e tratamentos em saúde que recebe a população em geral. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo realizar um resgate histórico da implantação do SUS e da consolidação de seus princípios através da ampliação do cuidado integral e equitativo ao sistema penitenciário brasileiro. ARTIGO 2: Objetivo: Relatar a experiência de implementação de estratégias de planificação da atenção à saúde voltada a uma EABp. Método: Relato de experiência da implementação de um projeto piloto de reorganização da atenção básica, intitulado Planificação da RAS, a uma equipe de saúde do sistema prisional do interior do Rio Grande do Sul. Resultado: As oficinas propiciaram, através da problematização das práticas vivenciadas, reflexões da equipe sobre suas atribuições na instituição penal. O trabalhador passa a ser protagonista da mudança, realizando as intervenções necessárias a partir do conhecimento científico e experiências compartilhadas com o grupo. Considerações finais: A intervenção realizada através de uma estrutura pré-definida direciona e organiza o conjunto de atividades propostas. O realinhamento de condutas e rotinas, realizadas pela equipe, foram propiciadas por meio de reflexão das práticas vivenciadas pelos trabalhadores durante as oficinas de planificação. ARTIGO 3: Intervenções educacionais voltadas à prática desenvolvidas por EABp são escassas, porém necessárias, visto a singularidade do contexto de trabalho a que estão inseridos. O presente estudo teve como objetivo avaliar o processo de trabalho e a implementação da Planificação das RAS em uma UBSp, sob a ótica do trabalhador. Através de uma pesquisa intervenção composta pela entrevista de pré-intervenção, aplicação das oficinas e entrevista de pós-intervenção, foram avaliadas, por meio de uma análise quali-quantitativa, as mudanças nos processos de trabalho ocorridas com a implementação do projeto. A falta de acesso adequado à informatização, a não padronização dos registros de atendimento e ausências de reuniões de equipe se apresentaram como os principais empecilhos para atuação da equipe, assim como o distanciamento existente entre as equipes de saúde e segurança. As oficinas oportunizaram momentos de encontro, troca de experiências, ideias e saberes, propiciando mudanças de posturas e organização do serviço, trazendo mais qualidade e transparência à assistência prestada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Projetos de educação permanente voltados a equipes de saúde são importantes ferramentas de empoderamento e mudanças de postura no trabalho. Oficinas de participação ativa estimulam esta transformação por meio de conhecimento técnico, compartilhamento de saberes, práticas e responsabilidades. As oficinas de Planificação da Atenção Básica aplicadas à equipe de saúde prisional proporcionaram mudanças relacionadas a rotinas, processo de trabalho e integração da equipe, qualificando assim, a assistência à saúde oferecida a sua população adscrita.
Resumo em outro idioma: INTRODUCTION: The inclusion of vulnerable populations in the Unified Health System, through its doctrines and guidelines, requires health services and workers capable of assimilating the peculiarities of the communities in their assigned territories, providing the necessary adjustments for the qualification of assistance, using both permanent education and organization of services. OBJECTIVE: To know the working conditions, flows and routines of the Basic Prison Health Unit (UBSp) of the Regional Prison of Santa Cruz do Sul, and to analyze, from the perspective of workers, the contributions of the planning workshops of the Health Care Networks for work processes. ARTICLE 1: Educational interventions focused on the practice developed by prisional Primary Care teams are scarce, but necessary, given the uniqueness of the work context to which they are inserted. The present study aimed to evaluate the work process and the implementation of the Planning of Health Care Networks in a Basic Prison Health Unit, from the perspective of the worker. Through an intervention research composed of the pre-intervention interview, application of the workshops and post-intervention interview, the changes in the work processes that occurred with the implementation of the project were evaluated through a quali-quantitative analysis. The lack of adequate access to computerization, the non-standardization of attendance records and absences from team meetings were presented as the main obstacles to the performance of the team, as well as the existing distance between the health and safety teams. The workshops provided moments of encounter, exchange of experiences, ideas and knowledge, enabling changes in attitudes and service organization, bringing more quality and transparency to the assistance provided. ARTICLE 2: Objective: To report the experience of implementing health care planning strategies aimed at a prison primary care team. Method: Experience report on the implementation of a pilot project for the reorganization of primary care, entitled Planning of Health Care Networks, to a health team from the prison system in the interior of Rio Grande do Sul. Result: The workshops provided, through the problematization of the practices experienced, reflections of the team on their attributions in the penal institution. The worker becomes the protagonist of the change, carrying out the necessary interventions based on scientific knowledge and experiences shared with the group. Final considerations: The intervention carried out through a pre-defined structure directs and organizes the set of proposed activities. The realignment of conducts and routines, carried out by the team, were provided through reflection of the practices experienced by the workers during the planning workshops. ARTICLE 3: Practical educational interventions developed by prison primary care teams are rare, but necessary, given the uniqueness of the work context to which they are inserted. The present study aimed to evaluate the work process and the implementation of the Planning of Health Care Networks in a Basic Prison Health Unit, from the perspective of the worker. Through an intervention research composed of the pre-intervention interview, application of the workshops and post-intervention interview, the changes in the work processes that occurred with the implementation of the project were evaluated through a quali-quantitative analysis. The lack of adequate access to computerization, the non-standardization of attendance records and absences from team meetings were presented as the main obstacles to the performance of the team, as well as the existing distance between the health and safety teams. The workshops provided moments of encounter, exchange of experiences, ideas and knowledge, providing changes in attitudes and service organization, bringing more quality and transparency to the assistance provided. Despite the adaptations made, the issues addressed did not revert to concrete actions as they were not in line with the work developed within the penal institution. FINAL CONSIDERATIONS: Permanent education projects aimed at health teams are important tools for empowerment and changes in posture at work. Active participation workshops stimulate this transformation through technical knowledge, sharing of knowledge, practices and responsibilities. The Primary Care Planning workshops applied to the prison health team provided changes related to routines, work processes and team integration, thus qualifying the health care offered to its assigned population.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Atenção primária à saúde
Educação em saúde
Prisões
Prisioneiros - Saúde
Prisões - Rio Grande do Sul
Orientador(es): Possuelo, Lia Gonçalves
Coorientador(es): Krug, Suzane Beatriz Frantz
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado

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