Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/312
Autor(es): Tornquist, Sandra Regina
Título: A obra poética de Carpinejar : relações com regimes, dominantes e modalidades do imaginário.
Data do documento: 2009
Resumo: A presente dissertação analisa a manifestação do imaginário, enquanto origem das criações humanas, na obra de Carpinejar, poeta gaúcho que vem alcançando crescente reconhecimento tanto em nível nacional quanto internacional. Na realização deste estudo, considera-se a poesia como uma forma de manifestação do imaginário responsável pela produção de um tipo singular de conhecimento, que favorece o desenvolvimento integral do indivíduo. Os conceitos de imaginário e imagens poéticas adotados estão embasados nos posicionamentos de estudiosos como Gaston Bachelard, Michel Maffesoli e Gilbert Durand, sendo utilizadas prioritariamente as caracterizações deste último, ressaltando-se a associação das imagens aos regimes diurno ou noturno e às dominantes postural, digestiva ou cíclica. Também a proposta de Jean Burgos quanto às modalidades de estruturação do imaginário ? que retoma a classificação de Durand, com vistas à sua aplicação ao texto poético ? é utilizada neste estudo, na medida em que ajuda a esclarecer aspectos pertinentes das obras de Carpinejar. A partir desses conceitos teóricos, é realizada a análise de poemas de sete obras do autor, publicadas entre 1998 e 2008, ressaltando-se sua qualidade literária e apontando-se o predomínio da dominante cíclica do regime noturno do imaginário e da modalidade de progresso em relação ao fluir temporal, indicando a sua aceitação.
Resumo em outro idioma: The present dissertation analyzes the manifestation of the imaginary, as origin of the human creations, in the works of Carpinejar, a poet from Rio Grande do Sul State, who has been gaining increasing recognition in the national and international levels. In the realization of this study, the poetry is considered a way of manifesting the imaginary responsible for the production of a singular way of knowledge, which favors the complete development of the individual. The concepts of imaginary and poetic images adopted are based in the thinking of scholars such as Gaston Bachelard, Michel Maffesoli and Gilbert Durand, been mainly utilized the characterizations of the last one, highlighting the association of images to the diurnal and nocturnal regimes and the postural, digestive or cyclic dominants. Also, the proposal of Jean Burgos to the modalities of imaginary structuring – which retakes Durand’s classification, in view to its application to the poetic text – is used in this study, in a way that it helps to clarify pertinent aspects in the works of Capinejar. From these theoretical concepts, the poem analysis of seven works of the author, published between 1998 and 2008, is done showing its literary quality and pointing out the predominance of the cyclic dominant in the nocturnal regime of the imaginary and the progress modality in relation to the time flow, indicating its acceptance.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Carpinejar, 1972 - Crítica e interpretação
Poesia sul-rio-grandense - História e crítica
Imaginário
Orientador(es): Perkoski, Norberto
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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