Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3127
Autor(es): Ciecelski, Luana Daniela
Título: Midiatização da identidade : a narrativa da revista Alto Falante e a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.
Data do documento: 2021
Resumo: Como a processualidade da Midiatização interferiu na constituição da identidade germânica de Santa Cruz do Sul por meio da Oktoberfest? Essa é pergunta que essa dissertação de mestrado procura responder. A investigação volta o seu olhar para a narrativa de uma revista e de uma agência de comunicação chamada Alto Falante que circulou em Santa Cruz do Sul - RS, na década de 1980, mesmo período em que começa a ser realizada nessa cidade a tradicional festa germânica denominada Oktoberfest. Dentro do processo de pesquisa, iniciamos com uma revisão bibliográfica a respeito do conceito de Identidade, tendo como base os Estudos Culturais e utilizando-se de autores como Stuart Hall (2011), Zygmunt Bauman (2001), Homi K. Bhabha (1998), Erik Hobsbawm (1984), entre outros, buscando compreender também a ideia de identidade germânica que se tem atualmente junto à comunidade santa-cruzense. Ainda nesse momento, fazendo uma revisão da Teoria da Narrativa, buscamos inseri-la nesse contexto de pesquisa e entender suas contribuições para o processo de construção identitária; num segundo momento, partimos para uma revisão dos conceitos de Midiatização e Circulação - tendo como base autores tais como Eliseo Verón (2013, 2014), Demétrio Soster (2009, 2018, 2019), Pedro Gilberto Gomes (2016), José Luiz Braga (2007, 2012), Antônio Fausto Neto (2006, 2010, 2012, ), Ana Paula Rosa (2014, 2016, 2019), entre outros - visando o entendimento da Teoria da Midiatização e quais os processos envolvidos nela, para que pudéssemos, posteriormente, em nossa análise, avaliar quais dos processos estiveram envolvidos no trabalho de divulgação da Oktoberfest e de construção de sua imagem; e por fim, num terceiro momento, trazemos mais informações a respeito do Grupo Alto Falante ? que compreendeu uma revista e uma agência de comunicação -, passando em seguida para o início do trabalho de análise. Como metodologia, sendo este trabalho um Estudo de Caso, além da análise crítica da narrativa proposta por Luiz Gonzaga Motta (2013), a pesquisa também fez uso de um método do campo da Midiatização, a saber, o esquema proposto por Eliseo Verón (2013), a partir do qual ele apresenta o circuito de funcionamento das condições e gramáticas de produção, bem como das condições e gramáticas de reconhecimento em torno de um objeto. Observa-se e analisa-se as 21 edições da Revista Alto Falante, dentro das quais, previamente foram identificados conteúdos relacionados à Oktoberfest e à identidade germânica, além de oito entrevistas realizadas com ex-integrantes e fundadores do Grupo Alto Falante. As ferramentas utilizadas são a catalogação e a construção de quadros de excertos, que operacionalizam esta pesquisa, concedendo-lhe maior cientificidade. A partir disso é possível não apenas confirmar nosso hipótese de pesquisa - ou seja, a midiatização da Oktoberfest pela Alto Falante ajuda a reconfigurar a ideia de identidade germânica existente na sociedade em relação à Santa Cruz - mas também ir adiante, constatando que ao valorizar o passado, cria-se essa nova ideia, atualiza se ela.
Resumo em outro idioma: How did the process of mediatization interfere in the constitution of the Germanic identity of Santa Cruz do Sul through Oktoberfest? This is the question that this master's thesis seeks to answer. The investigation turns its gaze to the narrative of a magazine and a communication agency called Alto Falante that circulated in Santa Cruz do Sul - RS, in the 1980s, the same period in which the traditional Germanic festival begins to be held in that city called Oktoberfest. Within the research process, we start with a bibliographic review about the concept of Identity, based on Cultural Studies and using authors such as Stuart Hall (2011), Zygmunt Bauman (2001), Homi K. Bhabha (1998), Erik Hobsbawm (1984), among others, seeking to understand also the idea of Germanic identity that currently exists with the Santa Cruz community. Still at this moment, making a revision of the Theory of Narrative, we seek to insert it in this research context and understand its contributions to the process of identity construction; in a second step, we started to review the concepts of Mediatization and Circulation - based on authors such as Eliseo Verón (2013, 2014), Demétrio Soster (2009, 2018, 2019), Pedro Gilberto Gomes (2016), José Luiz Braga ( 2007, 2012), Antônio Fausto Neto (2006, 2010, 2012,), Ana Paula Rosa (2014, 2016, 2019), among others - aiming at understanding the Theory of Mediatization and what are the processes involved in it, so that we could, later on , in our analysis, to assess which of the processes were involved in the work of publicizing Oktoberfest and building its image; and finally, in a third moment, we bring more information about the Alto Falante Group - which comprised a magazine and a communication agency -, then moving on to the beginning of the analysis work. As a methodology, this work being a Case Study, in addition to the critical analysis of the narrative proposed by Luiz Gonzaga Motta (2013), the research also made use of a method from the field of Mediatization, namely, the scheme proposed by Eliseo Verón (2013), from which he presents the working circuit of the conditions and grammars of production, as well as the conditions and grammars of recognition around an object. It is observed and analyzed the 21 editions of Alto Falante Magazine, within which contents related to Oktoberfest and German identity were previously identified, in addition to eight interviews with former members and founders of the Alto Falante Group. The tools used are cataloging and the construction of excerpt tables, which operationalize this research, granting it greater scientificity. From this, it is possible not only to confirm our research hypothesis - that is, the mediatization of Oktoberfest by the Speaker helps to reconfigure the idea of Germanic identity existing in society in relation to Santa Cruz - but also to go ahead, realizing that by valuing the past, this new idea is created, it is updated.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Periódicos - Santa Cruz do Sul (RS) - História
Oktoberfest
Características nacionais - Alemanha
Narrativa (Retórica)
Orientador(es): Soster, Demétrio de Azeredo
Coorientador(es): Domingos, Ana Cláudia Munari
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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