Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3129
Autor(es): Lima, Enir Ferreira
Título: Contradições entre emancipação e alienação na trajetória docente de mulheres em Chapadinha-MA.
Data do documento: 2021
Resumo: A presente Dissertação intitulada "Contradições entre Emancipação e Alienação na Trajetória Docente de mulheres em Chapadinha - MA" tem como objetivo compreender as contradições entre emancipação e alienação na trajetória docente das mulheres; descrever e conhecer a trajetória profissional docente; identificar elementos de emancipação e alienação na trajetória docente de mulheres; e discutir as contradições entre emancipação e alienação na experiência docente na educação básica chapadinhense. A pesquisa foi realizada com três mulheres professoras aposentadas residentes no município de Chapadinha - MA. A opção metodológica adotada foi o materialismo histórico-dialético associado à epistemologia feminista, considerando o movimento dos contrários e problematizações acerca de questões que só as mulheres vivem e sentem. A pesquisa contou com aportes históricos da luta das mulheres, iniciadas no final do século XVIII e início do século XIX, como os de Mary Wollstonecraft, Olympe de Gouges e Nísia Floresta, bem como aportes teóricos de bell hooks e Silvia Federici, para analisar e discutir resultados encontrados e, a partir de então, considerando os elementos de alienação e emancipação, proceder a análise de conteúdo a partir de Bardin. Do roteiro de 7 (sete) perguntas, originaram-se 17 (dezessete) categorias de unidades de significados, são elas: escolha profissional por vocação e influência familiar; educação como forma de ingresso profissional; desafios para obter a formação, moradia e experiência docente; ausência de desafios devido a boas condições financeiras; poucos desafios devidos à boa comunicação; estrutura escolar deficitária ou precarizada; envolvimento em questões sociais por influência de movimento e igreja; ausência de visão crítica; privilégio de famílias tradicionais; presença forte do patriarcado; uma luta contínua carregada de dificuldades e desafios; ausência de dificuldades devido a apoio materno; desafios de pessoas próximas que não tiveram a mesma oportunidade e as condições sociais da região; identidade da mulher relacionada à do esposo; nunca fui dona de casa; divisão de tarefas. Os resultados evidenciam que a opressão das mulheres pelo patriarcado em Chapadinha teve como forte aliado tradições religiosas, autoritarismo e a segregação de classe, raça e sexo, entretanto, mesmo frente às contradições, as mulheres se insurgiram diante da naturalização do ser mulher mãe e dona de casa, fazendo da docência e dos movimentos sociais espaços de lutas e insurgências, estimulando os jovens e adolescentes ao exercício crítico do pensamento e o ser mais na conquista da liberdade.
Resumo em outro idioma: This dissertation entitled “Contradictions between Emancipation and Alienation in the Teaching Path of women in Chapadinha-MA” aims to understand the contradictions between emancipation and alienation in the teaching trajectory of women; describe and know the teaching professional trajectory; to identify elements of emancipation and alienation in the teaching trajectory of women, to discuss the contradictions between emancipation and alienation in the teaching experience in basic education in Chapadinhense. The research was carried out with three retired female teachers residing in the municipality of Chapadinha - MA. The methodological option adopted was the historical-dialectical materialism associated with feminist epistemology, considering the movement of opposites and problematizations about issues that only women experience and feel. The research included historical contributions from the struggle of women, which began in the late 18th and early 19th centuries, such as those of Mary Wollstonecraft, Olympe de Gouges and Nísia Floresta, as well as theoretical contributions from Bell Hooks and Silvia Federici, to analyze and discuss results found, and from then on, considering the elements of alienation and emancipation, proceed to content analysis from Bardin. From the script of 7(seven) questions, 17 (seventeen) categories of meaning units originated, they are: professional choice by vocation and family influence; education as a form of professional entry; challenges to obtain training, housing and teaching experience; absence of challenges due to good financial conditions; few challenges due to good communication; deficient or precarious school structure; involvement in social issues by influence of movement and church; absence of critical vision; privilege of traditional families; strong patriarchy presence; a continuous struggle fraught with difficulties and challenges; absence of difficulties due to maternal support; challenges of close people who did not have the same opportunity and social conditions in the region; identity of the woman related to that of the husband; I was never a housewife; division of tasks. The results show that the oppression of women by the patriarchy in Chapadinha had a strong ally religious traditions, authoritarianism and the segregation of class, race and sex, however, even in the face of contradictions, women rose up against the naturalization of being a woman mother and housewife, making teaching and social movements spaces for struggles and insurgencies, encouraging young people and teenagers to exercise critical thinking and to be more in the conquest of freedom.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Mulheres na educação
Professoras
Feminismo e educação
Alienação (Psicologia social)
Direitos das mulheres
Mulheres - Condições sociais
Poder (Ciências sociais)
Educação - Aspectos sociais
Orientador(es): Moretti, Cheron Zanini
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Enir Ferreira Lima.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons