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dc.contributor.authorRosa, Aline Caroline da-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleSentidos e significados do trabalho docente na educação infantil : um diálogo a partir das condições de trabalho.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorViegas, Moacir Fernando-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis study aims to describe, analyze and understand senses and meanings that preschool teachers in the public education from a municipality in the Rio Pardo valley/ RS attribute to their work, based on the conditions in which they perform it. We assume that there are intrinsic relations involving senses, meanings and work conditions that implicate on how workers understand and build meanings towards their teaching practice. The research is based on the dialectical and historical materialism, especially in the categories of historicity, contradiction, and totality, which are in line with the object of study. The methodology comprises a qualitative and quantitative case study, having as its main instruments for data collection semi-open questionnaires applied with 34 teachers working in the city public preschool system and semi-structured interviews with four teachers, two of them working in daycare centers and two working in preschools. The Municipal Legislation were analyzed in order to verify the working conditions prescribed in the normative documents. As theoretical support for the analysis, synthesis, and categorization of the information we obtained from the empirical field, we used the data triangulation technique by Triviños (1987) and the content analysis by Bardin (1997). The working conditions in which the participants live and work are expressed in the following categories: recognition, autonomy, care work, emotional work, working hours and employment contract. These categories, which express essential conditions for the teaching work, represent both the starting points and the results of the study. It was pointed out that the preschool teachers perceive significant implications of working conditions over the production of senses and meanings at work. The teachers relate these constructions to their own personal life stories, to the teacher’s professional historicity, to gender and to their working conditions.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherTrabalhopt_BR
dc.subject.otherTrabalhadoras - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherMulheres na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherMulheres - Empregopt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação pré-escolar-
dc.subject.otherProfessoras-
dc.subject.otherAmbiente de trabalho-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3130-
dc.date.accessioned2021-06-16T16:19:01Z-
dc.date.available2021-06-16T16:19:01Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca descrever, analisar e compreender os sentidos e significados que as professoras de Educação Infantil da rede municipal de um município do Vale do Rio Pardo/ RS atribuem ao seu trabalho, a partir das condições em que o realizam. Partimos do pressuposto de que há relações intrínsecas entre sentidos, significados e condições de trabalho que acarretam implicações para a forma como as trabalhadoras compreendem e significam o trabalho docente. A pesquisa se fundamenta no materialismo histórico-dialético, sobretudo nas categorias historicidade, contradição e totalidade, as quais são compreendidas em constante diálogo com o objeto de estudo. A metodologia é de caráter qualiquantitativo, do tipo estudo de caso e tem como principais instrumentos para coleta de informações questionários semiabertos aplicados com 34 professoras atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro docentes, sendo duas atuantes em creches e duas em pré-escolas. Contou também com análise documental de Legislação Municipal, a qual permitiu conhecer as condições de trabalho prescritas nos documentos normativos. Como suporte teórico para o processo de análise, síntese e categorização das informações que obtivemos por meio do campo empírico, utilizamos a técnica da triangulação de dados de Triviños (1987) e a análise de conteúdos de Bardin (1997). As condições de trabalho nas quais as professoras da Educação Infantil que participaram do estudo vivem e trabalham são expressas por meio das categorias: reconhecimento, autonomia, trabalho de cuidado, trabalho emocional, jornada de trabalho e contrato de trabalho. As categorias expressam condições essenciais de realização do trabalho docente e se constituem como pontos de partida e resultados de nosso estudo. No que tange aos sentidos e significados do trabalho docente na Educação Infantil, pontuou-se que as professoras percebem significativas implicações das condições de trabalho na produção de sentidos e significados do trabalho. As docentes relacionam estas construções às suas próprias histórias de vida, à historicidade da categoria docente como profissão, a gênero e às suas condições de trabalho.pt_BR
dc.description.protocoloCAAE: 32210920.0.0000.5343 01/06/20pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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