Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3131
Autor(es): Pereira, Fernanda Machado
Título: Discursos sobre intercâmbio no youtube : empreendedorismo de si, capital humano e incitação à autoajuda.
Data do documento: 2021
Resumo: A pesquisa apresentada nesse trabalho, procura desenvolver uma análise sobre os discursos de intercâmbios internacionais no ciberespaço da plataforma digital do YouTube. Para isso ela se concentrou em analisar os vídeos de intercambistas, produzidos por canais de YouTube voltados especificamente para informações sobre intercâmbios e a atuação profissional destes produtores de conteúdo (youtubers/influencers) como celebridades do YouTube e de outras plataformas digitais como o Instagram. Se utilizando da metodologia foucaultiana de análise dos discursos, a pesquisa buscou entender esses discursos sobre intercâmbio, como práticas de produção de formas de subjetivação para as vivências desejáveis de nossa atual economia de mercado global. Dessa forma, a pesquisa se estendeu para o estudo específico de enunciados presentes nos vídeos, fotografias e escritos publicados on-line por youtubers/influencers de intercâmbios, a fim de localizar modos de reprodução de discursos neoliberais de subjetivação da força de trabalho contemporânea. Por esse motivo, a pesquisa abordou também práticas discursivas sobre a autoajuda, o coaching, o empreendedorismo, o consumismo e os estímulos para a constante formação de si para o mercado de trabalho (capital humano e sociedade de aprendizagem).
Resumo em outro idioma: The research presented in this work, seeks to develop an analysis of the discourses of international exchanges in the cyberspace of the YouTube digital platform. To this end, she focused on analyzing the videos of exchange students, produced by YouTube channels focused specifically on information about exchanges and the professional performance of these content producers (youtubers / influencers) as celebrities on YouTube and other digital platforms such as Instagram. Using the Foucault's discourse analysis methodology, the research sought to understand these discourses on exchange, as practices of producing forms of subjectivity for the desirable experiences of our current global market economy. Thus, the research extended to the specific study of statements present in videos, photographs and writings published online by youtubers/influencers of exchanges, in order to locate ways of reproducing neoliberal discourses of subjectivation of the contemporary workforce. For this reason, the research also addressed discursive practices on self-help, coaching, entrepreneurship, consumerism and incentives for the constant formation of oneself for the labor market (human capital and learning society).
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Youtube (Recurso eletrônico)
Youtubers
Empreendedorismo
Capital humano
Intercâmbio educacional
Relações culturais
Programas de intercâmbio de estudantes
Orientador(es): Hillesheim, Betina
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Machado Pereira.pdf626.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons