Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3139
Autor(es): Macedo, Wilza Karla Leão de
Título: Metáforas sistemáticas no discurso de adultos em processo de aprendizagem de leitura.
Data do documento: 2021
Resumo: Esta tese, intitulada "Metáforas sistemáticas no discurso de adultos em processo de aprendizagem de leitura", tem como objetivo geral investigar as metáforas que emergem no discurso de adultos em processo de alfabetização a respeito do tema "(Não) Aprendizagem de leitura", identificando quais metáforas se estabilizam no discurso dos participantes como metáforas linguísticas, via veículos metafóricos, e como metáforas sistemáticas. Os dados foram coletados em dois grupos focais compostos por estudantes adultos, que se encontram no processo de alfabetização, de uma escola pública do município de Itabuna-Bahia. Os objetivos específicos estão correlacionados às perguntas de pesquisa: 1. Quais tópicos discursivos emergem nas discussões dos grupos focais mediante interação verbal? 2. Quais veículos metafóricos emergem, e qual sua possível base cognitivo-discursiva? 3. Metáforas emergem na fala dos participantes sobre a (Não) Aprendizagem de leitura? 4. Quais dessas metáforas se estabilizam no discurso como metáfora individual ou metáforas sistemáticas/coletivas? 5. Há possibilidade de construir uma relação entre "fluxo" e "deslocamento" no discurso dos participantes dos grupos focais? 6. Como pontuar a presença de "sistemas complexos" nos discursos e nas metáforas sistemáticas?. Quanto à abordagem, esta pesquisa se configura quali quantitativa, por apresentar-se como um conjunto de práticas materiais e interpretativas que promovem visibilidade. Os teóricos embasadores da pesquisa são: M. Bakhtin (1997a; 1997b), a partir do qual o conceito de discurso é desenvolvido aliado a termos e ideias discorridas por este teórico ao tratar sobre "palavra e contrapalavra", "as vozes no pensamento bakhtiniano", "identidade, alteridade, dialogia", "diálogo oral/gênero primário", considerando o evento discursivo; L. Cameron (2008; 2010), com a abordagem da Análise do discurso à luz da metáfora - ADM (CAMERON et. al., 2009), mantendo diálogo com posicionamentos da Linguística Cognitiva sobre as Metáforas conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 1980) e com a teoria da complexidade (MORIN, 2009, 2015; MATURANA, 2002). A hipótese de pesquisa foi confirmada, pois metáforas emergiram no discurso de adultos em processo de alfabetização a respeito do tema, construindo uma conexão teórico-discursiva entre estudos sobre metáfora e discurso. Assim, foi possível consubstanciar uma teia discursiva entre metáfora, discurso, dialogia e conteúdos da teoria da complexidade, apresentando novas ideias e confluências aos estudos desenvolvidos na área da Linguística. No percurso, o trabalho respondeu a todas as perguntas de pesquisa, a partir dos tópicos discursivos, dos veículos metafóricos e das metáforas linguísticas foi possível perceber a emersão das Metáforas sistemáticas e das Metáforas-frames, as quais traduziram pensamentos, sentimentos e intenções do grupo frente ao tema em discursividade. Portanto, essa pesquisa se justifica por buscar uma ampliação do estudo da metáfora sistemática de forma transdisciplinar, considerando os estudos de linguagem como uma das formas de se entender as coisas do mundo, as peculiaridades que envolvem o indivíduo, sendo uma dessas coisas, o discurso.
Resumo em outro idioma: This thesis, entitled “Systematic metaphors in the speech of adults in the process of reading learning”, has the general objective of investigating metaphors that emerge in the speech of adults in the process of literacy regarding the theme “(Non) Learning to read”, identifying which metaphors stabilize in the participants' discourse as linguistic metaphors, via discursive vehicles, and as systematic metaphors. Data were collected in two focus groups composed of adult students, who are in the process of literacy, from a public school in the municipality of Itabuna-Bahia-Brazil. The specific objectives are correlated to the research questions: 1. What discursive topics emerge in the focus group discussions through verbal interaction? 2. What metaphorical vehicles emerge, and what is their possible cognitive-discursive basis? 3. Metaphors emerge in the participants' speech about (non) learning to read? 4. Which of these metaphors stabilize in the discourse as an individual metaphor or systematic / collective metaphors? 5. Is it possible to build a relationship between "flow" and "displacement" in the speech of the focus group participants? 6. How to point out the presence of “complex systems” in speeches and systematic metaphors?. As for the approach, this research is configured as qualitative and quantitative, as it presents itself as a set of material and interpretive practices that promote visibility. The founding theorists of the research are: M. Bakhtin (1997a; 1997b), from which the concept of discourse is developed together with terms and ideas discussed by this theorist when dealing with “word and counterword”, “the voices in Bakhtinian thought "," Identity, otherness, dialogia "," oral dialogue / primary gender ", considering the discursive event; to L. Cameron (2008; 2010), with the approach of Metaphor-Led Discourse Analysis – Met-Led D. A. (CAMERON et. al., 2009), maintaining dialogue with positions of Cognitive Linguistics on conceptual metaphors (LAKOFF; JOHNSON, 1980) and with complexity theory (MORIN, 2009, 2015; MATURANA, 2002). The research hypothesis was confirmed, as metaphors emerged in the discourse of adults in the process of literacy on the subject, building a theoretical-discursive connection between studies on metaphor and discourse. Thus, it was possible to substantiate a discursive web between metaphor, discourse, dialog and contents of the theory of complexity, presenting new ideas and confluences to the studies developed in the area of Linguistics. Along the way, the work answered all the research questions, from discursive topics, metaphorical vehicles and linguistic metaphors, it was possible to perceive the emergence of systematic metaphors and frame metaphors, which translated the group's thoughts, feelings and intentions to the theme in discursiveness. Therefore, this research is justified by seeking to expand the study of systematic metaphor in a transdisciplinary way, considering language studies as one of the ways of understanding the things of the world, the peculiarities that involve the individual, being one of those things, the speech.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Análise do discurso
Metáfora
Educação de adultos
Leitura - Estudo e ensino
Orientador(es): Macedo, Ana Cristina Pelosi de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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