Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3143
Autor(es): Kipper, Daiane
Título: Práticas matemáticas e docência : modos de ser professor em escolas de surdos.
Data do documento: 2021
Protocolo CEP: Nº do parecer: 3.491.873, data: 07/08/2019.
Resumo: A presente tese objetiva problematizar modos de ser docente em escolas de surdos do sul do Rio Grande do Sul (RS), a partir de suas práticas matemáticas. Nessa perspectiva, o problema de pesquisa delineou-se na seguinte pergunta: Como as práticas matemáticas com alunos surdos constituem modos de ser professor? Nessa perspectiva, o problema de pesquisa delineou-se na seguinte pergunta: Como as práticas matemáticas com alunos surdos constituem modos de ser professor? Para tal empreendimento, os aportes teóricos que sustentam a investigação se apoiam nos Estudos Surdos e suas interlocuções com os estudos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, de onde advém a noção do menor, ferramenta teórica e metodológica posta em ação para operar com o material empírico, cujo objeto de estudo é a docência em Matemática. A parte empírica da pesquisa foi realizada com professores que atuam em duas escolas de surdos do Sul do RS: a Escola Especial Alfredo Dub, localizada em Pelotas, e a Escola Municipal de Educação Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino, localizada em Rio Grande. O trabalho metodológico teve inspiração cartográfica, tomando como base as narrativas produzidas por professores de surdos, em duas oficinas realizadas em ambas as escolas de surdos: a primeira oficina consistiu em trabalhar situações de aprendizagem de Matemática para alunos surdos com os professores das escolas; a segunda consistiu na apresentação de situações matemáticas com alunos surdos pelos professores das escolas pesquisadas. Destas narrativas, inventa-se Dagmar, personagem conceitual e estético, que, no decorrer da trama, passa a dar vida aos modos de ser docente em Matemática com alunos surdos. Do escrutínio do material, formaram-se três subcomposições: na primeira, marcam-se as linhas duras de Dagmar, seu território, suas estrias oriundas da educação matemática, que marcam práticas na educação de surdos; na segunda, a gagueira, o que, na educação de surdos, faz desterritorializar a docência em Matemática; na terceira, apresenta-se o que do encontro da educação matemática com o menor, estamos produzindo na educação de surdos, isto é, a reterritorilização de Dagmar. Com base nestes três movimentos, sustenta-se nesta tese que modos de ser docentes (Dag-mares) são produtos da docência em Matemática com alunos surdos. Elas se repetem, variam, derivam, multiplicam-se e, com elas, novas 'verdades' se atualizam.
Resumo em outro idioma: This thesis aims to problematize ways of how to be a teacher in schools for deaf students in the south region of Rio Grande do Sul (RS), based on their mathematical practices. With this standpoint, the research problem was outlined with the following question: How do mathematical practices with deaf students constitute ways of how to be a teacher? For this initiative, the theoretical contributions that sustain the research are supported by the Deaf Studies and their dialogues with the studies of Gilles Deleuze and Félix Guattari, from which comes the notion of the minor, a theoretical and methodological tool that put in action to operate with the empirical material, whose object of study is teaching Mathematics. The research empirical part, was carried out with teachers who work in two schools for deaf students in the south region of RS: Escola Especial Alfredo Dub, located in Pelotas and Escola Municipal de Educação Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino, located in Rio Grande. The methodological work was a cartographic inspiration, based on the narratives produced by teachers of deaf students, in two workshops held in both schools for deaf students: The first workshop consisted of working on learning Mathematical situation for deaf students and the teachers that work at the mentioned schools; the second workshop consisted of the presentation of mathematical situations with deaf students by the teachers that belong to the investigated schools. From these narratives, Dagmar is conceived, a conceptual and aesthetic character, who, during the plot, begins to give life to the ways of how to be a Mathematics teacher of deaf students. After the material examination, three sub compositions were made: first, Dagmar’s constitution lines are clear, its territory, its patterns originating from mathematics education, which mark the practices about deaf education; Second, stuttering, which, in deaf education, Deterritorializes teaching Mathematics; Third, the mathematics encounter with the minor is taking place in the deaf education, that is, the reterritorialization of Dagmar. Based on these three movements, it is supported by this thesis that ways of how to be teachers (Dar-mares) are Math teaching products with deaf students. They are repeated, they vary, they are derived, they multiply, and with them, new "truths" are updated.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Educação
Prática de ensino
Matemática - Estudo e ensino
Educação de pessoas com deficiência auditiva
Crianças com deficiência auditiva
Língua brasileira de sinais
Educação especial
Professores - Formação
Orientador(es): Oliveira, Cláudio José de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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