Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3147
Autor(es): Schuh, Marília
Título: A construção do herói Ayrton Senna retratada pela televisão brasileira durante sua carreira.
Data do documento: 2021
Resumo: O objetivo desta monografia é analisar por que o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna da Silva tornou-se um herói para a sociedade brasileira e compreender de que forma a mídia televisiva contribuiu para isto. O estudo baseia-se em um corpus do período pré-morte do atleta e considera os contextos narrativo, histórico e midiático que configuravam o país nas décadas de 1980 e 1990. Para esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada uma análise de conteúdo com base em três materiais veiculados na televisão: uma reportagem (1988), uma corrida de Fórmula 1 (1991) e uma campanha publicitária (1993). A escolha destes objetos deu-se em decorrência da influência que a TV exercia sobre a população durante o período estudado e abrangerem diferentes formatos de conteúdo. Como resultado, concluiu-se que os contextos históricos, com a redemocratização social após o regime militar; midiático, tendo a televisão como meio de comunicação hegemônico e a Rede Globo como a emissora de maior audiência e alcance de público; e, por fim, narrativo, com a narração, os efeitos sonoros e as imagens, bem como a jornada do herói, a figura de Ayrton Senna e os efeitos de real e de sentido, contribuíram igual e significativamente na construção da imagem de herói do piloto.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Jornalismo
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Senna, Ayrton, 1960-1994
Rede Globo de Televisão
Televisão - Brasil
Comunicação de massa - Aspectos sociais
Comunicação de massa - Influência
Telejornalismo
Pilotos de corridas de automóveis - Morte - Cobertura jornalística
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Orientador(es): Lindemann, Cristiane
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