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http://hdl.handle.net/11624/3149
Autor(es): | Vale, Maria Auridéia Moraes do |
Título: | Educação e literatura : experiências poéticas de ler e escutar narrativas literárias. |
Data do documento: | 2021 |
Resumo: | Esta dissertação é um estudo filosófico em fenomenologia da linguagem que ocorreu no município de Chapadinha, situado no interior da Maranhão. O interesse pela pesquisa emergiu a partir da aproximação do gesto poético da literatura com o ato de filosofar, de reaprender a olhar o mundo na ação operante em linguagem. A imagem poética suscitada na ação de narrar histórias literárias na infância foi inspiração para perseguir o estudo em torno da dimensão educativa da literatura. A problematização se deu na experiência e percepção de que as artes e a filosofia são vistas como áreas desinteressantes pela maioria dos estudantes da escola na qual este estudo principiou. Emerge, assim, a interrogação: o que há para pensar e saber em torno do fenômeno da leitura literária na escola de Educação Básica? Desse modo, o estudo teve intencionalidade de estudar o gesto poético em linguagem vocalizada e escrita a partir da descrição de experiências com a leitura de textos literários. Nessa intenção, a metodologia se deu na perspectiva qualitativa a fim de não fazer levantamentos universalizantes ou generalistas, mas uma descrição das singularidades vivenciadas na ação ler e escutar narrativas literárias. Foram organizados quatro encontros no mês de outubro de 2020 com crianças na idade entre oito e dez anos. Esses momentos de experiências com a leitura em interlocução com Paul Zumthor, Tzvetan Todorov e Gaston Bachelard, permitiram considerar que o encontro entre literatura e educação pode ser pensado numa estreita relação com o mundo narrado como presença do corpo situado no mundo. Em síntese conclusiva, esta pesquisa constituiu um percurso de resistência à leitura literária na escola como ação supérflua, na qual não há demora na leitura, não há paciência, não há escuta. O gesto poético é um convite para o pensamento, a reflexão existencial, a presença do corpo e a produção de sentidos. |
Resumo em outro idioma: | This dissertation is a philosophical study in phenomenology of language that took place in the town of Chapadinha, located in the interior of Maranhão. The interest in research emerged from the approximation of the poetic gesture of literature with the act of philosophizing, of relearning to look at the world in action operating in language. The poetic image raised in the action of narrating literary stories in childhood is inspiration to pursue the study around the educational dimension of literature. The problematization occurred in the experience and perception that the arts and philosophy are seen as uninteresting areas by the majority of students in the schools in which this study began. Thus, the question arises: what is there to think and know about the phenomenon of literary reading in the Basic Education school? Thus, the study was intended to study the poetic gesture in vocalized and written language from the description of experiences with reading literary texts. In this intention, the methodology took place in a qualitative perspective in order not to make universal or generalist surveys, but a description of the singularities experienced in the action of reading and listening to literary narratives. Four meetings were organized in October 2020 with children aged eight and ten years old. These moments of experiences with reading in dialogue with Paul Zumthor, Tzvetan Todorov and Gaston Bachelard, allowed us to consider that the encounter between literature and education can be thought of in a close relationship with the narrated world as the presence of the body located in the world. In conclusion, this research constituted a path of resistance to literary reading at school as a superfluous action, in which there is no delay in reading, there is no patience, and there is no listening. The poetic gesture is an invitation to thought, existential reflection, the presence of the body and the production of meanings. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Educação Literatura Literatura - Filosofia Narrativa (Retórica) Educação de base Leitura Escuta (Filosofia) |
Orientador(es): | Richter, Sandra Regina Simonis |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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