Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3154
Autor(es): Sisnande, Angela Cristina Schwantz
Título: Desenvolvimento organizacional : um estudo sobre planejamento estratégico da empresa Ritter Auto Center.
Data do documento: 2021
Resumo: Com as mudanças geradas pela globalização, aumenta ainda mais a importância de se adaptar ao ambiente externo e as constantes mudanças ocorridas no funcionamento das empresas, enfatizando a necessidade do planejamento organizacional. Nesse sentido, as empresas familiares constituem um tipo de organização predominante em diversos setores e contribuem significativamente em termos econômicos e sociais. Assim, buscou-se propor um planejamento estratégico para contribuir com o crescimento e desenvolvimento organizacional na empresa Ritter Auto Center. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa e é caracterizado como de objetivo exploratório, uma vez que busca identificar os fatores que podem contribuir para a construção prática do Planejamento. Contatou-se que, através das dimensões macroambientais é possível focar nas dinâmicas dos setores com análise das forças competitivas. Nesse sentido, foram analisados as características e os indicadores para melhorar as relações com fornecedores e clientes, identificando as principais ameaças e as principais oportunidades. Foram traçadas metas, objetivos e ações visando aprimorar o gerenciamento da empresa considerando essencial a qualificação e constante atualização dos funcionários. Realizou-se uma descrição detalhada de ações e monitoramento para alcance das metas, com aplicação de ferramentas estratégicas que possibilitam uma visão aproximada do cenário empresarial no ramo automotivo em Santa Cruz do Sul. De maneira geral, é possível afirmar que é extremamente importante conhecer o mercado onde a empresa atua.
Resumo em outro idioma: With the changes generated by globalization, the importance of adapting to the external environment and the constant changes that occur in the operation of companies increases even more, emphasizing the need for organizational planning. In this sense, family businesses are a predominant type of organization in various sectors and contribute significantly in economic and social terms. Thus, we sought to propose a strategic plan to contribute to organizational growth and development at Ritter Auto Center. The study followed a qualitative approach and is characterized as an exploratory objective, as it seeks to identify the factors that can contribute to the practical construction of Planning. It was found that, through the macro-environmental dimensions, it is possible to focus on the dynamics of the sectors with an analysis of competitive forces. In this sense, the characteristics and indicators to improve relations with suppliers and customers were analyzed, identifying the main threats and the main opportunities. Goals, objectives and actions were drawn up to improve the company's management, considering the qualification and constant updating of employees essential. A detailed description of actions and monitoring to achieve the goals was carried out, with the application of strategic tools that allow an approximate view of the business scenario in the automotive sector in Santa Cruz do Sul. In general, it is possible to say that it is extremely important to know the market where the company operates.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Planejamento estratégico
Desenvolvimento organizacional
Empresas familiares
Orientador(es): Bortolaso, Ingridi Vargas
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Angela Cristina Schwantz Sisnande.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons