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http://hdl.handle.net/11624/315
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Lucilene Bender de | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Aquisição lexical através da leitura. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Gabriel, Rosângela | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation investigated how lexical acquisition occurs through reading by bibliographic and experimental research. Mental lexicon and its organization were explored, as well as lexical acquisition before and during school-age, followed by concept development and its relation to metacognition. Reading and inference processes were also examined, emphasizing L1 and L2 lexical inference. A brief history and description of the main researches on lexical acquisition through reading were traced, reviewing their methodologies and results. Experimental research was organized in three stages: vocabulary pretest, children’s book reading and vocabulary posttest. Forty three third graders, ages 7 to 9, were organized in two groups: experimental, who had mediated reading of the books by the teacher; and control, who had oral reading without mediation. Results showed increase on lexical knowledge of both groups, especially of the experimental group. So, mediated reading had a positive effect on lexical acquisition. Phonologic mapping, lexical inference by contextual information and previous knowledge were the most often used strategies during children’s contact with new words. Frequency and quality of word contacts were determinant factors to lexical acquisition. Children’s lexical knowledge was partial to many words and strongly linked to already experienced contexts of use. The combination of qualitative and quantitative analysis was efficient on investigation of lexical acquisition through reading. It is an evidence of the importance of qualitative methods, as group verbal reports and interviews, to lexical acquisition research. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Linguagem | pt_BR |
dc.subject.other | Aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.subject.other | Conscientização da linguagem nas crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Lexicologia | pt_BR |
dc.subject.other | Cognição em crianças | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/315 | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-30T21:38:51Z | - |
dc.date.available | 2015-07-30T21:38:51Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta dissertação investigamos como ocorre a aquisição lexical por meio da leitura. Para isso, utilizamos duas metodologias, bibliográfica e experimental. No primeiro capítulo, apresentamos nossa investigação sobre os principais pontos teóricos relacionados ao tema. Nossa abordagem, predominantemente cognitiva, inicia explorando o léxico mental e sua organização. Em seguida, investigamos a aquisição lexical antes e durante a idade escolar, juntamente com o desenvolvimento de conceitos e sua relação com a metacognição. Na terceira seção, exploramos os processos de leitura e inferência, com ênfase na inferência lexical em L1 e L2. Por último, traçamos um breve histórico e descrição das principais pesquisas em aquisição lexical por meio da leitura, revisando metodologias e resultados. No segundo capítulo, descrevemos a pesquisa experimental, analisamos e discutimos os dados obtido s nas três etapas do experimento: o pré-teste de vocabulário, a leitura mediada de quatro livros infantis e o pós-teste de vocabulário. A coleta de dados foi realizada com dois grupos, o experimental, que teve a leitura mediada das histórias, e o controle, que teve a leitura oral, sem mediação. Os sujeitos foram 43 crianças na faixa etária de 7 a 9 anos, que estavam cursando o terceiro ano do Ensino Fundamental em duas escolas públicas do município de Santa Cruz do Sul/RS. Os resultados mostraram incremento de conhecimento lexical nos dois grupos, em especial no grupo experimental, o que evidencia um efeito positivo da leitura mediada sobre a aquisição lexical. A estratégia de mapeamento fonológico foi a mais utilizada durante o contato das crianças com as novas palavras, seguida pelo uso da informação contextual e do conhecimento prévio. A frequência e a qualidade dos contatos com as palavras nas histórias foram fatores determinantes para a aquisição lexical. Observamos também que o conhecimento lexical das crianças dessa idade é parcial para muitas palavras e fortemente atrelado a contextos de uso já experienciados. A combinação de análises qualitativas e quantitativas mostrou-se eficiente na investigação da aquisição lexical por meio da leitura, revelando a importância de métodos qualitativos como protocolos verbais em grupo e entrevistas para as pesquisas em aquisição lexical. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
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