Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3161
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Theisen, Miriam Ester | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Pedagogia montessoriana para professores de educação infantil : o significado do brincar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Bedin', Simone Caldas | - |
dc.degree.department | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Montessori, Método de educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de educação pré-escolar | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3161 | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T11:45:14Z | - |
dc.date.available | 2021-08-11T11:45:14Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Para a criança brincar é viver. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo verificar a pedagogia montessoriana no significado do brincar para professores de educação infantil, focando-se especialmente no Educandário Thales Theisen e Escola PanaPaná, escolas do município de Santa Cruz do Sul - RS. A partir do objetivo deste estudo pode-se ampliar informações dos professores acerca deste tema. A importância deste estudo se justifica pela atualidade e relevância da temática, levando em consideração as reconstruções das políticas públicas educacionais, sendo o professor convidado a estruturar o campo do brincar na vida da criança. A metodologia desse estudo é de caráter qualitativo exploratório, na qual utilizou-se como técnica de coleta entrevistas semiestruturadas com professores que atuam na pedagogia montessoriana. Posteriormente, as entrevistas passaram por uma análise deste estudo e usou-se o método sugerido por Bardin. Como principais resultados destacam-se três categorias: a) função simbólica das brincadeiras; b) o brincar como um processo educativo; c) os vínculos entre o professor e a criança. Desta forma esse trabalho procurou tornar clara a importância da aplicabilidade da pedagogia montessoriana e sua relação com a educação infantil, instigando o desejo de conhecer e pesquisar ainda mais sobre este assunto. | pt_BR |
dc.description.protocolo | CAAE nº 40912220.0.0000.5343 em 12 de janeiro de 2021. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Miriam Ester Theisen.pdf | 766.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons