Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTheisen, Miriam Ester-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titlePedagogia montessoriana para professores de educação infantil : o significado do brincar.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorBedin', Simone Caldas-
dc.degree.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherMontessori, Método de educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherBrincadeiraspt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação pré-escolarpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3161-
dc.date.accessioned2021-08-11T11:45:14Z-
dc.date.available2021-08-11T11:45:14Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoPara a criança brincar é viver. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo verificar a pedagogia montessoriana no significado do brincar para professores de educação infantil, focando-se especialmente no Educandário Thales Theisen e Escola PanaPaná, escolas do município de Santa Cruz do Sul - RS. A partir do objetivo deste estudo pode-se ampliar informações dos professores acerca deste tema. A importância deste estudo se justifica pela atualidade e relevância da temática, levando em consideração as reconstruções das políticas públicas educacionais, sendo o professor convidado a estruturar o campo do brincar na vida da criança. A metodologia desse estudo é de caráter qualitativo exploratório, na qual utilizou-se como técnica de coleta entrevistas semiestruturadas com professores que atuam na pedagogia montessoriana. Posteriormente, as entrevistas passaram por uma análise deste estudo e usou-se o método sugerido por Bardin. Como principais resultados destacam-se três categorias: a) função simbólica das brincadeiras; b) o brincar como um processo educativo; c) os vínculos entre o professor e a criança. Desta forma esse trabalho procurou tornar clara a importância da aplicabilidade da pedagogia montessoriana e sua relação com a educação infantil, instigando o desejo de conhecer e pesquisar ainda mais sobre este assunto.pt_BR
dc.description.protocoloCAAE nº 40912220.0.0000.5343 em 12 de janeiro de 2021.pt_BR
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Miriam Ester Theisen.pdf766.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons