Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3166
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Raíssa Trintin | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Aspectos que levam a escolha profissional pelo curso de psicologia. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Rothmund, Angela Alenice | - |
dc.degree.department | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Orientação profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia - Estudantes | pt_BR |
dc.subject.other | Análise do discurso | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3166 | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T12:25:57Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16T12:25:57Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo visou investigar a escolha profissional dos ingressantes no Curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul das cidades Montenegro e Santa Cruz do Sul, sendo intitulado "Aspectos que levam a escolha profissional pelo Curso de Psicologia" e teve como objetivo identificar os aspectos desta escolha e analisar as percepções dos estudantes a respeito da Psicologia como Ciência e Profissão. A coleta de dados ocorreu ao aplicar um questionário online de 14 perguntas abertas e fechadas com estudantes maiores de 18 anos, cursando o primeiro ou segundo semestre do Curso, através do Formulários Google. Os resultados foram discutidos junto à Análise do Discurso, utilizando as contribuições da autora Eni P. Orlandi. Totalizando 28 participantes, a pesquisa revelou que as concepções dos estudantes a respeito da Psicologia trazem muitos de seus atravessamentos sócio-históricos, mostrando a importância de trabalhar a Ciência e Profissão da Psicologia desde o início do Curso, levando à formação de profissionais Psicólogos de forma qualificada, especializada e ética. As discussões trazidas são ótimos materiais para se pensar estratégias de trabalho com estes estudantes, ao compreender de forma generalizada seus pensamentos, expectativas e crenças, possibilitando melhorar o acolhimento destes, qualificando ainda mais o Curso e a formação dos profissionais. | pt_BR |
dc.description.protocolo | Parecer nº 4.496.397, CAAE nº 41611720.4.0000.5343, aprovado em 12 de janeiro de 2021. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Raíssa Trintin Pereira.pdf | 200.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons