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dc.contributor.authorBraun, Ani Maria Swarowsky-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleRompendo os muros da sala de aula : o trabalho de campo como uma linguagem no ensino da geografia.pt_BR
dc.date.issued2005-
dc.degree.localPorto Alegrept_BR
dc.contributor.advisorCallai, Helena Copetti-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.description.abstractThe present work is a pedagogical analysis of Geography learning process whose central question is reflecting about Geography learning emphasizing Field Work as methodology in geographical knowledge construction. Thus, were investigated practices carried out in Geography learning in two public schools of elementary education in Santa Cruz do Sul: Escola Estado de Goiás and Escola Estadual Monte Alverne. The empirical date were collected through interviews, observations and analyses of the relation theory and resultant practice of Field Work carried out during the academic year of 2004. It was verified that Field Work as a pedagogical procedure, can constitute the possibility of students´ comprehension of present world complexity, since carried out from a dialogical practice among different disciplines that compose school curriculum.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGeografia - Trabalho científico de campopt_BR
dc.subject.otherAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/316-
dc.date.accessioned2015-07-30T21:48:57Z-
dc.date.available2015-07-30T21:48:57Z-
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é uma análise pedagógica do processo de aprendizagem de Geografia que tem como questão central refletir sobre o ensino da Geografia enfatizando o Trabalho de Campo como metodologia na construção do conhecimento geográfico. Para tanto, investigou-se práticas realizadas no ensino de Geografia em duas escolas públicas de ensino básico e médio de Santa Cruz do Sul: Escola Estadual Estado de Goiás e Escola Estadual Monte Alverne. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas, observações e análises da relação teoria e prática resultante de Trabalhos de Campo realizados durante o ano letivo de 2004. Verificou-se que o TC, enquanto procedimento pedagógico, pode constituir-se na possibilidade de compreensão da complexidade do mundo atual por parte dos alunos, desde que o mesmo seja realizado a partir de uma prática dialógica entre as diferentes disciplinas que compõem o currículo escolar.pt_BR
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