Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/316
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Braun, Ani Maria Swarowsky | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Rompendo os muros da sala de aula : o trabalho de campo como uma linguagem no ensino da geografia. | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.degree.local | Porto Alegre | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Callai, Helena Copetti | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work is a pedagogical analysis of Geography learning process whose central question is reflecting about Geography learning emphasizing Field Work as methodology in geographical knowledge construction. Thus, were investigated practices carried out in Geography learning in two public schools of elementary education in Santa Cruz do Sul: Escola Estado de Goiás and Escola Estadual Monte Alverne. The empirical date were collected through interviews, observations and analyses of the relation theory and resultant practice of Field Work carried out during the academic year of 2004. It was verified that Field Work as a pedagogical procedure, can constitute the possibility of students´ comprehension of present world complexity, since carried out from a dialogical practice among different disciplines that compose school curriculum. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Geografia - Trabalho científico de campo | pt_BR |
dc.subject.other | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/316 | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-30T21:48:57Z | - |
dc.date.available | 2015-07-30T21:48:57Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo é uma análise pedagógica do processo de aprendizagem de Geografia que tem como questão central refletir sobre o ensino da Geografia enfatizando o Trabalho de Campo como metodologia na construção do conhecimento geográfico. Para tanto, investigou-se práticas realizadas no ensino de Geografia em duas escolas públicas de ensino básico e médio de Santa Cruz do Sul: Escola Estadual Estado de Goiás e Escola Estadual Monte Alverne. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas, observações e análises da relação teoria e prática resultante de Trabalhos de Campo realizados durante o ano letivo de 2004. Verificou-se que o TC, enquanto procedimento pedagógico, pode constituir-se na possibilidade de compreensão da complexidade do mundo atual por parte dos alunos, desde que o mesmo seja realizado a partir de uma prática dialógica entre as diferentes disciplinas que compõem o currículo escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programas de Pós-Graduação em Outras Instituições |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AniBraun.pdf | 7.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons