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dc.contributor.authorPenha, Neudson Antonio Costa-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleTeatro dos sonhos na aprendizagem escolar : a vivência na educação do sensível.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMenezes, Ana Luisa Teixeira de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this research was to reflect, a possible understanding of the diverse expressive and communicative forms suggested by the unconscious, the sensitive universe of educators from the Duque de Caxias School Unit, in the municipality of Vargem Grande, state of Maranhão. From the qualitative approach, in a participant perspective, having as a basic assumption the participation of researcher and respondents, of a basic nature. The bibliographic analysis started from the Jungian analytical perspective, where I sought to understand how the language of the unconscious in a dialogue with the conscious can favor the learning of educators and expand the relationship between the narrative of the dream and its embodiment using images and theater to undertake processes of self-knowledge in favor of a more humane education. My intention was to problematize the representation of dreams through spaces of experiences that generate expressive aesthetic possibilities and actions. In this sense, arouse emotions, feelings, self-knowledge and individuation to favor learning and contribute to the reflection of dreams and art in education. The results of these experiences in the education of the senses, from the deep connections with the unconscious and the expression of responses given to the experiences, shaped the messages that contributed to the personal development of each of the participants. From the approaches, I highlight that the openness and breadth of the images validated the own understandings that develop in the symbolic and sensitive, as it deals with a content that does not present itself in pointing out paths, but in constructing and reconstructing them in a constant constancy of renewal of imaginative and creative possibilities that each one makes in their journey.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherArtept_BR
dc.subject.otherTeatropt_BR
dc.subject.otherSonhospt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherImaginaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Finalidades e objetivospt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3176-
dc.date.accessioned2021-08-24T13:13:30Z-
dc.date.available2021-08-24T13:13:30Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO objetivo central desta pesquisa foi refletir uma possível compreensão das diversas formas expressivas e comunicativas sugeridas pelo inconsciente, o universo sensível dos educadores da Unidade Escolar Duque de Caxias, no município de Vargem Grande, estado do Maranhão. A partir da abordagem qualitativa, em uma perspectiva participante, tendo como pressuposto básico a participação de pesquisador e pesquisados, de natureza básica. A análise bibliográfica partiu da perspectiva analítica junguiana, onde busquei a compreensão de como a linguagem do inconsciente em um diálogo com o consciente pode favorecer as aprendizagens de educadores e ampliar a relação entre a narrativa do sonho e sua corporificação, fazendo uso das imagens e do teatro para empreender processos de autoconhecimento em prol de uma educação mais humana. Meu intuito foi problematizar a representação dos sonhos através de espaços de vivências geradoras de possibilidades e ações estéticas expressivas. Nesse sentido, despertar emoções, sentimentos, autoconhecimento e individuação para o favorecimento das aprendizagens e contribuir para reflexão dos sonhos e a arte na educação. Os resultados dessas vivências na educação dos sentidos, desde as profundas conexões com o inconsciente e a expressão de respostas dadas às vivências, deram formas as mensagens que contribuíram para o desenvolvimento pessoal de cada um dos participantes. Das abordagens, destaco que a abertura e amplitude das imagens validaram as compreensões próprias que se desenvolvem no simbólico e sensível, pois versa de um conteúdo que não se apresenta em apontar caminhos, mas de construí-los e de reconstruí-los em uma permanente constância de renovação de possibilidades imaginativas e criativa que cada um faz em sua jornada.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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