Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMachado, Ana Paula Benetti-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleExperiências de internacionalização do currículo no Curso Superior Tecnológico em Gastronomia da UNISC : memórias de formação, saberes e interculturalidade.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSilveira, Éder da Silva-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research in the scope of the Internationalization of the Curriculum (IoC) that sought to analyze the memories of the graduates of the Technological Higher Course in Gastronomy at the University of Santa Cruz do Sul (UNISC) in relation to the intercultural training that took place in their mobility experiences academic in France, proposing ways and alternatives to qualify the processes and practices of this internationalization. In addition, as specific objectives, we sought to understand the main difficulties experienced by graduates in the experience of academic mobility, problematizing the role played by different agents of the agreement between UNISC and L’Intermédiaire School; identify and explain the intercultural knowledge that emerges in academic mobility practices and understand how graduates signify their professional training based on the experience of academic mobility. Of qualitative nature, with an approach inspired by elements of (auto)biographical research in education, the procedures for data production were: interviews with 5 graduates, 1 exchange student in, the coordinator of the gastronomy course and the coordinator of the International and Interinstitutional Affairs Office at UNISC, in addition to the author's memory notebook, written during the making of this research. As a complement to the research corpus, we used some legal and/or institutional documents relating to the agreement. For data analysis, the research was based on Discursive Textual Analysis, and the main categories of analysis were: internationalization of higher education, internationalization of the curriculum, intercultural knowledge and hospitality. The results obtained shows the need for improvements in the management of academic mobility processes abroad carried out by students of the Technological Higher Course in Gastronomy at UNISC. The construction of intercultural knowledge by graduates during their mobility experiences is also confirmed, especially those linked to cultural, linguistic, social, technological, personal and professional knowledge, providing intercultural experiences of formation.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação multiculturalpt_BR
dc.subject.otherEducação internacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação e globalizaçãopt_BR
dc.subject.otherCurrículospt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherInternacionalismopt_BR
dc.subject.otherRelações culturaispt_BR
dc.subject.otherGastronomiapt_BR
dc.subject.otherTecnólogos - Formaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3177-
dc.date.accessioned2021-08-24T17:42:33Z-
dc.date.available2024-08-03T00:03:03Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação resulta de uma pesquisa no âmbito da Internacionalização do Currículo (IoC) que buscou analisar as memórias dos egressos do Curso de Superior Tecnológico em Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) em relação à formação intercultural ocorrida em suas experiências de mobilidade acadêmica na França, propondo caminhos e alternativas para qualificar os processos e as práticas dessa internacionalização. Além disso, como objetivos específicos buscou-se compreender as principais dificuldades vivenciadas pelos egressos na experiência da mobilidade acadêmica, problematizando o papel assumido pelos diferentes agentes do convênio realizado entre a UNISC e a Escola L'Intermédiaire; identificar e explicar os saberes interculturais que emergem em práticas de mobilidade acadêmica e entender como os egressos significam sua formação profissional a partir da experiência da mobilidade acadêmica. De natureza qualitativa, com abordagem inspirada em elementos da pesquisa (auto)biográfica em educação, os procedimentos para produção de dados foram: a realização de entrevistas com 5 egressos, 1 intercambista in, o coordenador do Curso de Gastronomia e a coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da UNISC, além do caderno de memórias da autora, escrito durante a realização da pesquisa. Como complemento do corpus da pesquisa utilizamos alguns documentos legais e/ou institucionais relativos ao convênio. Já para a análise dos dados, a pesquisa se ancorou na Análise Textual Discursiva, sendo que as principais categorias de análise foram: internacionalização do ensino superior, internacionalização do currículo, saberes interculturais e hospitalidade. Os resultados obtidos informam a necessidade de melhorias na gestão de processos da mobilidade acadêmica no exterior realizada pelos alunos do Curso Superior Tecnológico em Gastronomia da UNISC. Também se confirma a construção de saberes interculturais pelos egressos durante suas experiências de mobilidade, especialmente os ligados aos saberes culturais, linguísticos, sociais, tecnológicos, pessoais e profissionais propiciando experiências formadoras interculturais.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Benetti Machado.pdf3.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons