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dc.contributor.authorHelfer, Carmen Lúcia de Lima-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUm olhar para a prática de extensão e a produção da educação de professores.pt_BR
dc.date.issued1998-
dc.degree.localPorto Alegrept_BR
dc.contributor.advisorMedeiros, Marilú Fontoura de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe following research presents the results of a survey which has been carried out with professors of the University of Santa Cruz do Sul (UNISC) who worked in its extension programs from 1992 until 1996. This work aims at investigating how the education of professors is produced through the extension activities at the University of Santa Cruz do Sul, based on their own experiences. It also focuses on the construction process of an extension practice regarding teacher’s education as well as on the possibilities such practice has been introducing in the production of singular subjectivity processes. The theoretical support is grounded on F. GUATTARI and S.ROLNIK thoughts which, to my mind, allows their voices to be part of my own voice and their way of looking at things to become an essential part in my attempt to solve the problem concerning the extension practice in an academic institution and the direction in which drivers of change and subjectivity processes are currently situated. As to the methodology applied, it is rooted in the Discourse Analysis, more specifically in the social subjectivity in which the ethic-aesthetic choice leads to processuality, seeking to record those movements by making use of a cartography whose lines constitute the forming axes of a transversatility which composes the map, that is, the scenario of the extension programs at UNISC. Eventually, the outcome points to an understanding of university extension as space-time relations under permanent construction, as it were, a possibility to break up with a repetitive practice trainings which add to the processes of singularization and the forging of subject-groups. Moreover, as far as an extension métier is concerned, the construction of the latter brings about several axes, namely: - a practice in elaboration, or, the processuality of the events as rupture promoters; - the achievement of extension programs via the “other”: as a two-way road, that is, the university interacts with the society, changing it at the same time it is conversely willing to be changed, remaining always open to new edifying experiences. - the engendering of space-time relations as well as the prompting of new events: the birth and the establishment of extension service rendering in teacher’s training. - capturing the desire: the dream coming true - undertaking projects which generate and broaden knowledge, desire and expression. - diving deep in order to promote the emergence of the subject: in the search for extension programs which are more purposeful, some trends end up protesting against external determinations, thus allowing the creation of other generating modes committed with the university project which subsumes active subjects imbued with a reflexive practice. - playing unpretentiously and debating: the challange of forming teachers via extension programs as a shared experience.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherExtensão universitáriapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/317-
dc.date.accessioned2015-07-31T12:40:09Z-
dc.date.available2015-07-31T12:40:09Z-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com professores da Universidade de Santa Cruz do Sul que trabalham na prática de extensão nesta instituição, captando o período de 1992/1996. O objetivo deste estudo foi investigar como é produzida a educação de professores através da atividade de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul, a partir da experiência de professores universitários envolvidos nesta prática, focalizando o processo de construção da prática de extensão na área da educação de professores e as possibilidades que esta prática vem apresentando na produção de processos de singularização subjetiva. O aporte teórico com apoio nas idéias de F. GUATTARI e S. ROLNIK, possibilita a voz dos intercessores na minha própria voz; são olhares que sustentam o meu olhar na elucidação do problema, envolvendo a prática de extensão em uma instituição universitária e a direção em que se encontram os movimentos produtores de mudanças e de processos de subjetivação nesta prática. A metodologia está assentada na Análise de Discurso, ancorada no estudo da subjetividade social, em que a escolha ético-estética orienta para a processualidade, buscando registrar os movimentos através de uma cartografia, cujas linhas constituem os eixos que compõem a transversalidade, compondo o mapa da paisagem da extensão universitária na instituição em estudo. Os resultados apontam para o entendimento da extensão universitária como espaços-tempos em permanente construção; como possibilidades de rupturas com uma prática repetitiva e de treinamentos, contribuindo para os processos de singularização e construção de grupos-sujeito. Na construção de grupos- sujeito em extensão emergem os seguintes eixos: - uma prática em gestação: é a processualidade dos acontecimentos produzindo rupturas; - a conquista da extensão via o outro: como uma via de mão dupla, a universidade interage com a sociedade, afetando e deixando-se afetar, potencializando para novas aprendizagens; - engendrando espaços-tempos e provocando acontecimentos: o nascimento e a instauração da prestação de serviços na extensão na área da educação de professores. - captando o desejo: o sonho sendo real - agenciamentos que atuam para a ampliação de espaços geradores de conhecimentos, desejo e expressão - o mergulho intenso para o emergir dos sujeitos: em busca de uma extensão mais propositiva, alguns movimentos protestam contra determinações externas, permitindo a criação de outros modos geradores de compromisso com o projeto de universidade, com o assumir dos sujeitos e com uma prática reflexiva - descendo dos saltos e dialogando: o desafio da formação de professores na extensão como um trabalho entre pares.pt_BR
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