Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/320
Autor(es): Cunha, Ana Zoé Schilling da
Título: Atores e práticas na formação do enfermeiro : avaliação em perspectiva participativa.
Data do documento: 2004
Resumo: A educação e a saúde, como áreas sociais, consideram o contexto de mudanças o norteador das suas ações e, para tanto, se valem de processos avaliativos para a adequação de seus serviços às necessidades da sociedade. Na educação, principalmente, este processo está vinculado a existência de um projeto político-pedagógico que abriga as transformações da realidade social em seus objetivos. No Ensino Superior a avaliação é utilizada como importante instrumento para o alcance dos objetivos da Instituição como órgão formador. Na UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, os profissionais enfermeiros e a população regional entendem que o Curso de Enfermagem é uma necessidade social relevante e têm o objetivo de ver formados profissionais qualificados, que prestam serviços especializados nesta área. Portanto, a avaliação do Curso de Enfermagem na UNISC é objeto deste estudo construído por meio de uma aproximação com o modelo da Avaliação Emancipatória preconizado por SAUL (2000) contemplando os momentos da pesquisa participativa, em que os sujeitos educadores, os formados, empregadores e a comunidade externa à Universidade têm sua participação como ponto fundamental. A sociologia reflexiva de Bourdieu fundamenta, em parte, a perspectiva teórico-analítica de abordagem do problema, especialmente quando se refere ao habitus e ao campo, numa relação trazida à formação do enfermeiro. Neste sentido, foi possível categorizar três áreas temáticas para a análise, quais sejam: O cuidado como habitus da Enfermagem: uma nova unicidade da prática; A prática de Enfermagem como um campo a pertencer e Direções para um novo habitus: as mediações possíveis. Os resultados apontam para a criação de um espaço de negociação entre os sujeitos envolvidos com o processo formativo com o objetivo de aprimorar e consolidar uma filosofia de trabalho no curso. Vimos que o enfermeiro egresso está atendendo às necessidades da região já que está contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde, é ético, presta uma assistência humanizada e é voltado para ações preventivas e comunitárias. Será preciso investir mais na formação do profissional gerente, líder e que atue em educação para a saúde e pesquisas na área. A realização deste estudo proporcionou uma análise crítica da formação dos enfermeiros na UNISC que servirá de subsídio para mudanças no projeto pedagógico.
Resumo em outro idioma: The education and the health, as social areas, they consider the context of changes the subject of your actions and, for so much, they are been worth of evaluations processes for the adaptation of your services to the needs of the society. In the education, mainly, this process is linked with the existence of a political-pedagogic project that shelters the transformations of the social reality in thier objectives. In the higher education the evaluation is used as important instrument for the reach of the objectives of the Institution as graduate organ. In UNISC - University of Santa Cruz do Sul, the professionals male nurses and the regional population understand that the Course of Enfermagem is an important social need and they have the objective of seeing graduacted qualified professionals, that render specialized services in this area. Therefore, the evaluation of the Course of Enfermagem in UNISC is object of this study built through an approach with Avaliação Emancipatória's model extolled by SAUL (2000) meditating the moments of the participate research, in that the subjects teachers, graduates, employers and the community expresses to the University they have your participation as fundamental point. Bourdieu's reflexive sociology bases, partly, the theoretical-analytic perspective of approach of the problem, especially when he/she refers to the habitus and the field, in a relationship brought to the formation of the male nurse. The results appear for the creation of a negotiation space among the subjects involved with the formative process with the objective to perfect and to consolidate a work philosophy in the course. The accomplishment of this study provided a critical analysis of the male nurses formation in UNISC that will serve as subsidy for changes in the pedagogic project.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Curso/Programa: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Enfermeiros - Formação
Escolas de enfermagem
Avaliação educacional
Orientador(es): Ramos, Flávia Regina Souza
Aparece nas coleções:Programas de Pós-Graduação em Outras Instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaZoe.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons