Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/321
Autor(es): Sordi, Luiz Carlos
Título: Atuação dos alunos e egressos da educação de jovens e adultos (EJA) nas organizações comunitárias do município de Chapecó - SC.
Data do documento: 2003
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre a política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município de Chapecó /SC, elaborado à luz de conceitos sobre a Educação Popular e princípios metodológicos dialéticos. A pesquisa realizou-se através de entrevistas, leituras e análises de documentos desta política de Educação Popular implementada pela Administração Popular do Município de Chapecó/SC, no período de 1997 a 2002, voltando-se sobre os resultados da mesma na vida dos alunos e egressos, com destaque para a análise de sua participação em Organizações Comunitárias e sua contribuição para o Desenvolvimento Regional. A investigação revelou que no contexto do estudo sobre a Educação Popular há uma multiplicidade de definições, isso decorre do processo histórico e da conjuntura específica de cada implementação dessa política. A diversidade de enfoques que se pode encontrar sobre Educação Popular não exclui os conceitos fundamentais sobre seu caráter político-pedagógico, transformador, democrático, processual, integral e sistemático. No que concerne à participação dos alunos e egressos em Organizações Comunitárias e sua contribuição para o Desenvolvimento Regional, constatou-se uma expressiva melhora na qualificação das atividades dessas organizações , tanto na organização quanto na conscientização política de seus integrantes. A participação dos alunos e egressos da EJA ampliou as atividades das Organizações Comunitárias, motivando-as a assumir novas responsabilidades sociais que antes ficavam exclusivamente a cargo do Estado. A atuação dessas organizações no contexto da promoção de políticas públicas promoveu a cidadania impulsionando o Desenvolvimento Regional.
Resumo em outro idioma: This work is a study about Young and Adult People Political Education (EJA) of Chapecó/SC city, it was elaborated with basis of concepts about Popular Education and methodologic sources. The search happened through interview, reading and analysis of documents of this Popular Education introduced by Popular Administration of Chapecó/SC city, from 1997 to 2002, looking to the results of this political in the life of students, emphasizing to the analysis of their participation in Communitarian Organizations and their cooperation to the Regional Development. The search showed that in the context of the study of Popular Education, there are a multiplicity of definitions, because of the historical process and specific situation of each introducement of this political. The diversity of focuses that is found about Popular Education do not exclude the fundamental concepts about its character politicalpedagogic, transformation, democratic, proceedings, integral and systematical. Relating to the participation of students in Communitarian Organizations and their cooperation to the Regional Development, were verified an expressive improvement in the quality of the activities of these organizations, in organization and in political conscience of its members. The participation of students of EJA amplified the activities of the Communitarian Organizations, motivating them to take over new responsibilities that sooner were restricted governamental actions. The participation of this organizations in the context of promotion of public politicians promoted the citizenship, stimulating the Regional Development.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação popular
Educação comunitária
Comunidade - Desenvolvimento
Cidadania
Orientador(es): Helfer, Inácio
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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