Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Matheus da Silva-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEspiritualidade, educação e juventudes : uma emergência simbólica a partir dos sonhos e da argila.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMenezes, Ana Luisa Teixeira de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe present research had the general objective of understanding spirituality as an experience in the lives of young people. It also intended to weave a qualitative methodological path with a comprehensive, symbolic, and phenomenological approach. Thus, based on this approach, a practical action was carried out with a group of young people, called "Tents of Spirituality". The action consisted of online meetings through the Microsoft Teams platform, in workshop format, with young people between 18 and 25 years old, from the group United for Happiness, sharing values, love and commitment, from the Marist Youth Ministry of a school in Novo Hamburgo. The theme, during the meetings, was instigated through texts, conversations, clay works, and drawings. The theoretical referential is constituted by the work of thinkers such as Carl Gustav Jung, Leonardo Boff, Tolentino Mendonça, Marie Louise Von Franz and Rudolf Otto, among others. The results obtained consist of what was reflected, from the meetings, about themes such as: the oneiric dimension, the sharing of life, and the perception of how important it is to talk about spirituality. The final proposal was the creation of a clay piece by the participants. This research is justified by the need to enter the fields of spirituality, education, and youth with the purpose of delving into the experiences and understandings that young people have about spirituality.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEspiritualidadept_BR
dc.subject.otherSonhospt_BR
dc.subject.otherJuventudept_BR
dc.subject.otherArgilapt_BR
dc.subject.otherSimbolismopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3214-
dc.date.accessioned2021-09-16T13:58:54Z-
dc.date.available2021-09-16T13:58:54Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral compreender a espiritualidade como uma experiência na vida dos jovens. Também pretendeu tecer um caminho metodológico qualitativo com uma abordagem compreensiva, simbólica e fenomenológica. Assim, a partir dessa abordagem, realizou-se uma ação prática junto a um grupo de jovens, denominada "Tendas da espiritualidade". A ação consistiu em encontros online pela plataforma Microsoft Teams, em formato de oficina, com jovens entre 18 e 25 anos, oriundos do grupo Unidos pela felicidade partilhando valores amor e compromisso, da Pastoral Juvenil Marista de um colégio de Novo Hamburgo. O tema, nos encontros, foi instigado a partir de textos, conversas, trabalhos com argila e desenhos. O referencial teórico constitui-se pela obra de pensadores como Carl Gustav Jung, Leonardo Boff, Tolentino Mendonça, Marie Louise Von Franz e Rudolf Otto, entre outros. Os resultados obtidos consistem no que se refletiu, a partir dos encontros, acerca de temas tais como: a dimensão onírica, as partilhas de vida e a percepção do quão importante é conversar sobre a espiritualidade. A proposta final foi a criação de uma obra em argila pelos participantes. A realização dessa pesquisa justifica-se pela necessidade de adentrar nos campos da espiritualidade, da educação e das juventudes com o intuito de mergulhar nas vivências e compreensões que os jovens têm a respeito da espiritualidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus da Silva Martins.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons