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http://hdl.handle.net/11624/3215
Autor(es): | Murillo, Márcia Vilma |
Título: | Docência e gesto pedagógico de educar crianças : ação de começar-se na vida pública da escola. |
Data do documento: | 2021 |
Resumo: | Esta tese aproxima filosofia e pedagogia para perseguir caminhos narrativos que permitam pensar modos de com-viver na escola de Educação Básica a partir da interrogação pela chegada das crianças pequenas ao Ensino Fundamental. A opção pela abordagem filosófica na pesquisa educacional emerge da intencionalidade em não pontuar respostas, mas apresentar uma questão a ser investigada e interrogada: a ação de começar-se na vida pública da escola, docência e crianças, a partir da temática pedagógica da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O ponto fundante da questão é dado pela atenção pedagógica de estar à escuta deste percurso existencial-formativo das crianças ao deter-se nas ações de escutar, pensar e compreender para estudar e circunscrever uma experiência de pensamento em torno da chegada ao Ensino Fundamental. Um exercício de escrita pautado pela interrogação ao vivido com as crianças na escola com o objetivo educacional tanto de contribuir com estudos e reflexões que situem possibilidades de ação pedagógica na experiência de transição entre etapas quanto de tensionar concepções pedagógicas relacionadas ao fenômeno da chegada das crianças ao 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, o estudo interroga a docência e o sentido educacional de ser pedagogo em uma turma de primeiro ano a partir dos conceitos de passagem, acolhimento, linguagem, corpo e mundo. As concepções de Obstáculo Pedagógico em Gaston Bachelard, de Mundo Comum e Natalidade em Hannah Arendt, de Corpo Sensível Operante em Maurice Merleau-Ponty e de Infância e Narrativa em Walter Benjamin sustentam narrativas produzidas desde uma postura fenomenológica de intencionalidade cognitiva, das quais emergiram quatro obstáculos pedagógicos enraizados, portanto invisibilizados, na chegada ao Ensino Fundamental. O primeiro obstáculo pedagógico é a noção de acolhimento às crianças como preparação para o futuro, o segundo está na compreensão da ação de desenhar como produto pedagógico, o terceiro surge a partir da isenção dos adultos na ideia de que apenas crianças começam nesta chegada e, por fim, o quarto obstáculo pedagógico aponta para a durabilidade das narrativas adultas forjarem permanências na vida das crianças. As reflexões finais da tese problematizam a hegemonia da alfabetização como única ação pedagógica relevante na chegada ao Ensino Fundamental ao interrogar outras possibilidades das crianças e adultos docentes viverem experiências de mundo e nele aprenderem a pensar e ampliarem experiências existenciais para além de ler e escrever. |
Resumo em outro idioma: | This thesis draws from an approximation between philosophy and education in order to follow narrative paths that allows thinking about modes of co-living in Basic Education that emerge from the experience of small children arriving to Basic Education school. The choice for a philosophical approach in education research emerges from the intentionality in not punctuate answers, but to present a question to be further interrogated: the action of beginning in school’s public life thought from the pedagogical transition from Basic Education to Fundamental Education. The question’s founding point is given by the pedagogical attention of being listening children’s formative-existential path and to be in close attention to listen, think and understand it in order to study a thought experience on arriving to the Fundamental Education. Presented here it’s a writing exercise guided by the interrogation of the lived with children in school with the educational objective to contribute to studies on the transition between schooling stages and to put in tension pedagogical conceptions on children’s arrival to the Fundamental Education`s first year. In order to achieve that, this study questions teaching and the educational sense of being a pedadogue in a first-year class from the concepts of passage, hosting, language, body and world. The concepts of pedagogical obstacle in Gaston Bachelard’s work, of common world and natality in Hannah Arendt, Maurice Merleau-Ponty’s operative sensible body, and of childhood and narrative in Walter Benjamin support narratives produced from a phenomenological standpoint of cognitive intentionality from which emerged four pedagogical obstacles rooted, therefore made invisible, in the arrival to the Fundamental Education. The first pedagogical obstacle it’s the notion of welcoming children as preparation towards the future; the second it’s the understanding of the action of drawing as a pedagogical product; the third emerges from the adults’ exemption on the idea that children only begin in this arrival, and last, the fourth pedagogical obstacle points toward the adults’ narratives’ durability in forging permanencies in children’s lives. The dissertation’s final thoughts problematize the hegemony of alphabetization as the only relevant pedagogical action during children’s arrival to the Fundamental Education claiming other possibilities to children and teachers to live world experience and to learn to think and expand existential experiences beyond reading and writing. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Infância Educação de base Alfabetização Ensino fundamental Educação - Filosofia Educação - Estudo e ensino Prática de ensino |
Orientador(es): | Richter, Sandra Regina Simonis |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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