Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLanzarini, Joice Nunes-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDocência universitária e artesania em tempos de inovação.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGustsack, Felipe-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractAt a time when the higher education institutions of the Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG share and point out to new pedagogical perspectives in the face of uncertainties and fluctuations in the educational moment and mobilized by this sentiment, they are taking important steps to rethink new ideas having the words ‘innovation’ as the engine of the proposed changes, it is opportune to problematize university teaching in this context. Thus, with this thesis, from the research question “How do university professors immersed in innovation processes in teaching manifest their professional craftsmanship?”, I seek to problematize university teaching, understood as craftsmanship, before the imperative of contemporary innovation. For this, approximately eighteen months, he mapped the way in which university professors, immersed in innovation processes, write and talk about their doing, seeking to understand the movements, learnings and dilemmas that permeate the making and training of university professors in la contemporaneity, but mainly, seeking to identify manifestations of the teaching craftsmanship in these speeches and writings. The empirical field of this study was the Post-Graduation Course in University Teaching in Contemporary (EAD modality) which brought together about 150 professors from new community universities in the state of Rio Grande do Sul who are experimenting with innovative processes that exist a direct impact on teaching practice. The theoretical contribution was organized around three axes: understanding the context of the need to rethink the university and, consequently, teaching; the imperative of innovation in contemporaneity; and the craftsmanship. The reflections produced from this investigation were organized around six axles: to become a contemporary university professor; the development of craft skills; the commitment to teaching; material awareness; cooperation and pride in your work. In the course of the investigation, it was possible to identify, recognize and value the artisanal way in which the group of participating teachers practiced their profession, despite all the difficulties that the current educational context presents, conceiving university teaching as a craftsmanship, the sea, without losing the desires of a job well done for the simple fact of doing well.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherProfessores universitários - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades comunitáriaspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3219-
dc.date.accessioned2021-09-29T12:34:52Z-
dc.date.available2021-09-29T12:34:52Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNo momento em que as instituições de ensino superior do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG compartilham e almejam novas perspectivas pedagógicas diante das incertezas e flutuações do momento educacional e mobilizadas por esse sentimento, dão passos importantes no sentido de repensarem-se tendo a palavra 'inovação' como impulsionadora das mudanças propostas, torna-se oportuno problematizar a docência universitária neste contexto. Assim, com esta tese, a partir da questão de pesquisa "Como professores universitários imersos em processos de inovação na docência manifestam a sua artesania profissional?", busco problematizar a docência universitária, compreendida como artesania, diante do imperativo da inovação na contemporaneidade. Para isso, cartografei, durante aproximadamente dezoito meses, a maneira como professores universitários, imersos em processos de inovação, escreviam e falavam acerca do seu fazer, buscando compreender os movimentos, as aprendizagens e os dilemas que perpassam o tornar-se, o formar-se e o ser docente universitário na contemporaneidade, mas principalmente, buscando identificar manifestações da artesania docente nestas falas e escritas. O campo empírico deste estudo foi o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência Universitária na Contemporaneidade (modalidade EAD) que reuniu cerca de 150 professores vinculados à nove universidades comunitárias gaúchas que experienciam processos de inovação que impactam diretamente no fazer docente. O aporte teórico se organizou em torno de três eixos: a compreensão do contexto do qual emerge a necessidade de repensar a universidade e, consequentemente, a docência; o imperativo da inovação na contemporaneidade; e, a habilidade artesanal. As reflexões produzidas a partir dessa pesquisa foram organizadas em torno de seis marcadores: o tornar-se docente universitário na contemporaneidade; o desenvolvimento da habilidade artesanal; o compromisso com o fazer docente; a consciência material; a cooperação e o orgulho pelo próprio trabalho. No percurso de pesquisa, foi possível identificar, reconhecer e valorizar a maneira artesã como o grupo de professores participantes exerce seu ofício, apesar de todas as dificuldades apresentadas pelo contexto atual da educação, concebendo, assim, a docência universitária como um ofício artesanal, isto é, sem perder o desejo de um trabalho bem feito pelo simples fato de fazê-lo bem.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joice Nunes Lanzarini.pdf3.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons