Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3221
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Domingos Thiago Braz de | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Processos educativos do trabalho na Coopervag : um estudo de caso sobre produção e fornecimento de alimentos ao PNAE em Vargem Grande - MA. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Moretti, Cheron Zanini | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | The present dissertation under the title Educational processes of work at Coopervag: a case study on the production and supply of food to the PNAE in Vargem Grande - MA aims to identify, describe and analyze the educational practices present in the cooperative work developed by the Cooperativa Agroextrativista dos Pequenos Rural Producers of Vargem Grande – MA (Coopervag) in their production process and food supply for the PNAE. It is proposed to verify, from studies on the relationship between education, work in family farming and the PNAE, how these practices contribute to the emancipation of cooperatives. The participants were five farmers, associated with the cooperative, residing in the Padre Trindade Settlement in the municipality of Vargem Grande – MA. From the perspective of historical-dialectical materialism as a method, a case study was carried out using a group interview following a twelve-question script and for data treatment the content analysis and the triangulation technique proposed by Triviños (1987), from the information collected in the group interview, document analysis data and other observed data. It is concluded that the educational processes occur within the cooperative through the exchange of experiences between the cooperative members and continuing education courses; factors were observed that indicate the emancipatory process of those workers who found financial benefits and changes in their experiences in cooperative work. Thus, they gain autonomy through the development of their work techniques and modification of their ways of perceiving the world and relating to it, that is, the elements of emancipation are present in different perspectives. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Educação não formal | pt_BR |
dc.subject.other | Merenda escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Segurança alimentar e nutricional | pt_BR |
dc.subject.other | Cooperativas | pt_BR |
dc.subject.other | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.subject.other | Merenda escolar - Aspectos nutricionais | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3221 | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-04T15:29:13Z | - |
dc.date.available | 2021-10-04T15:29:13Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação sob o título Processos educativos do trabalho na Coopervag: um estudo de caso sobre a produção e fornecimento de alimentos ao PNAE em Vargem Grande - MA teve como objetivo principal identificar, descrever e analisar as práticas educativas presentes no trabalho cooperativo desenvolvido pela Cooperativa Agroextrativista dos Pequenos Produtores Rurais de Vargem Grande - MA (Coopervag) em seu processo de produção e fornecimento de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Propõe-se a problematizar, a partir de estudos acerca da relação entre educação, trabalho na agricultura familiar e o PNAE, de que maneira essas práticas contribuem para a emancipação dos cooperativados. Os participantes foram cinco agricultores, associados à cooperativa, residentes no Assentamento Padre Trindade do município de Vargem Grande - MA. Sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético, foi realizado um estudo de caso que se utilizou da entrevista de grupo, seguindo um roteiro de doze questões. Para o tratamento das informações, foi realizada a análise de conteúdo e a técnica da triangulação proposta por Triviños (1987). Conclui-se que os processos educativos ocorrem dentro da cooperativa mediante as trocas de experiências entre as pessoas cooperativadas e cursos de formação continuada realizadas. Foram observados fatores que indicam o processo emancipatório daqueles/as trabalhadores/as que encontraram no trabalho cooperativo benefícios financeiros e mudanças nas vivências. Assim, conquistam autonomia a partir do desenvolvimento de suas técnicas laborais e modificação de seus modos de perceberem o mundo e de se relacionarem nele, ou seja, os elementos de emancipação encontram-se presentes em diferentes perspectivas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Domingos Thiago Braz de Carvalho.pdf | 2.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons