Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3227
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Aline Elisabete | - |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Contribuições da prática de leitura compartilhada na infância para o desenvolvimento da literacia e para a criação de leitores. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Gabriel, Rosângela | - |
dc.contributor.advisorco | Justice, Laura M. | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | Knowing how to read is a fundamental human right to live in a literate society, to acquire knowledge and to enjoy the accumulated cultural and scientific legacy. However, a considerable portion of Brazilian children, adolescents and adults do not enjoy this right. Cognitive neurosciences can contribute to improve educational practices, enabling more children to develop reading proficiency. In this sense, the practice of shared reading (SR) of books in Early Childhood Education can be an effective way to provide input and boost linguistic and cognitive development, preparing the predictive skills of learning to read. This research goal to contribute to improve SR practices, through three studies. Study A investigated the quality of SR, conducted by kindergarten teachers, analyzing the frequency of questioning (basic and complex) and the frequency of extratextual conversations about vocabulary and literacy. SR sessions were videotaped, transcribed and coded using an adapted version of the Systematic Assessment of Book Reading- Transcript Coding Version 2.1 (ZUCKER et al., 2017). Study B investigated the beliefs of kindergarten teachers regarding early reading learning and emergent literacy practices. Data was collected using the instrument “Reading in Early Childhood Education”, a translated and adapted version of the Preschool Literacy Survey (PLS) (SANDVICK; van DAAL; ADER, 2014). Study C involved the preparation of didactic-pedagogical materials produced for kindergarten teachers, structured according to the requirements of PNLD 2022. This thesis contributes to broadening the scope of research on SR practices in kindergarten and provides evidence on teachers' usual attitudes during such practice. Furthermore, it encourages thinking on the role of teachers' beliefs and how they can influence their practices. Finally, this work can also be considered a source of consultation for educators who seek to qualify their SR practices and expand their knowledge about the course of learning how to read. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Escritores e leitores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura em grupo | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3227 | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T18:24:06Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T18:24:06Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Saber ler é um direito humano fundamental para viver numa sociedade letrada, para a aquisição de conhecimento e para usufruir do legado cultural e científico acumulado. Entretanto, uma parcela considerável de crianças, adolescentes e adultos brasileiros não usufruem desse direito. As neurociências cognitivas podem contribuir para melhorar as práticas educacionais, possibilitando que mais crianças desenvolvam a proficiência em leitura. Nesse intuito, a prática da leitura compartilhada (LC) de livros na Educação Infantil (EI) pode ser um meio eficaz para oferecer insumos e impulsionar o desenvolvimento linguístico e cognitivo, preparando as habilidades preditoras da aprendizagem da leitura. Esta tese tem por objetivo contribuir para o aprimoramento das práticas de LC na infância para o desenvolvimento da literacia e para a criação de leitores, por meio de três estudos. O Estudo A averiguou a qualidade da LC, conduzida por professores da EI, analisando a frequência de formulação de perguntas (básicas e complexas) e a frequência de conversas extratextuais sobre vocabulário e literacia. As sessões foram gravadas em vídeo, transcritas e codificadas por meio de uma versão adaptada do Systematic Assessment of Book Reading-Transcript Coding Version 2.1 (ZUCKER et al., 2017). O Estudo B investigou as crenças dos educadores da EI com relação à aprendizagem inicial da leitura e práticas de literacia emergente. Os dados foram coletados por meio do instrumento “Leitura na Educação Infantil” (LEI), traduzido e adaptado do Preschool Literacy Survey (SANDVICK; van DAAL; ADER, 2014). O Estudo C envolveu a elaboração de materiais didático-pedagógicos produzidos para professores da EI, estruturados consoante as exigências do Edital PNLD 2022. Esta tese contribui para ampliar o escopo de pesquisas sobre práticas de LC na EI e fornece evidências sobre as atitudes usuais dos professores durante tal prática. Ademais, estimula uma reflexão sobre o papel das crenças dos professores e o modo como elas podem influenciar as práticas. Por fim, o presente trabalho também pode ser considerado uma fonte de consulta para os educadores que buscam qualificar as práticas de LC e ampliar o conhecimento sobre o percurso da aprendizagem da leitura. | pt_BR |
dc.description.protocolo | 92134518.0.0000.5343 11.10.2018 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aline Elisabete Pereira.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons